Dutra quer Centro de Iniciação ao Esporte em Uberaba

28/02/2013 00:00

Dutra quer Centro de Iniciação ao Esporte em Uberaba

Através do Requerimento 0528, vereador Luiz Dutra (PDT) solicita o empenho do prefeito Paulo Piau para a construção de Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no município, como ação do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A demanda partiu da observação de portaria publicada no Diário Oficial da União, dia 1º de fevereiro deste ano, a qual estabelece que, diante da realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, o Ministério do Esporte abre processo de seleção de propostas para implantação da estrutura esportiva a municípios interessados.
Conforme o informativo oficial, o CIE é um equipamento público multiuso, localizado preferencialmente em áreas de vulnerabilidade social, que comporta atividades voltadas à iniciação esportiva e ao esporte de alto rendimento, o que possibilita a descoberta de talentos e a formação de atletas. Dentre os objetivos do programa, consta a ampliação da estrutura esportiva em todo o país. De acordo com o vereador, se houver o interesse da Prefeitura em participar do projeto e, posteriormente, a proposta for aprovada pelo conselho gestor, as obras contarão com recursos da União.
Ainda segundo Dutra, o Centro vai incentivar práticas de modalidades esportivas diversas, priorizando as olímpicas e paraolímpicas integrantes do Plano Brasil Medalhas. "O Esporte é um ótimo aliado da saúde e um instrumento inibidor da violência. Precisamos aproveitar essa abertura do governo federal para incentivarmos a participação dos jovens e oferecermos oportunidade para que talentos sejam valorizados e, consequentemente, nossa Uberaba reconhecida", argumentou o parlamentar, relevando otimismo quanto ao atendimento da solicitação, diante o interesse do prefeito Paulo Piau (PMDB) em investir na área. Esta semana, o chefe do Executivo esteve em Brasília justamente para tratar sobre a participação de Uberaba na Copa do Mundo, dentre outros compromissos.
O regulamento para a elaboração de proposta consta no site no Ministério do Esporte. A análise dos documentos abrangerá requisitos básicos para a seleção, como disponibilidade de terreno adequado para a instalação do complexo, comprometimento com a manutenção dos equipamentos e existência de órgão específico responsável pelo desenvolvimento do Esporte, no caso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A apresentação das cartas-consultas é de responsabilidade do Poder Executivo Municipal.
Mais - Em outro requerimento, apresentado na mesma tarde, o vereador Dutra solicitou a reforma, cobertura e instalação de cadeiras no Estádio Municipal Engenheiro João Guido - Uberabão.