Dutra reforça pedido para instalação da Planta de Amônia em Uberaba
O vereador Luiz Humberto Dutra (PDT) vai encaminhar requerimento a Presidente Dilma Rousseff; governador Antônio Anastasia; presidente da Assembleia Legislativa Dinis Pinheiro; presidente da Petrobrás Maria das Graças Foster, presidente do Senado Federal Renan Calheiros; presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves e Ministro Fernando Pimentel, solicitando que a Planta de Amônia seja instalada no Município de Uberaba. O requerimento foi aprovado na sessão desta terça-feira (18).
Dutra informou que a Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP) está fazendo um movimento para levar a Planta de Amônia para aquele município. Não podemos perder um investimento da grandeza de mais de 3 bilhões de reais, que irá gerar mais de 5.000 empregos só na construção da fábrica, argumentou.
Segundo o vereador, Uberaba e Minas Gerais perderão muito se a planta de amônia não for instalada aqui. Disse que o município de Uberaba é o maior pólo de fertilizantes nitrogenados da América Latina, responsável por uma grande parcela da produção, e daqui saem fertilizantes que irão abastecer e fazer crescer alimentos em todo o País e também no mundo.
Estamos interligados com os principais centros consumidores do País por meio de uma estrutura logística privilegiada, tendo inclusive uma estação aduaneira, facilitando a exportação e a importação de produtos, salientou Dutra. Acrescentou que a solicitação da cidade de Ribeirão Preto não tem fundamento, pois Uberaba é detentora da paternidade do Projeto da Plana de Amônia.
Manifestação popular Com referência às manifestações que estão acontecendo em todo país, o vereador Franco Cartafina (PRB) ressaltou que a redução do valor da tarifa de transporte coletivo foi só o estopim para começar o movimento, que traduz a insatisfação do povo brasileiro, principalmente com o meio político. Disse ser defensor de uma manifestação legitima, sem vandalismo e que não sujam os movimentos. Uma das formas mais eficazes para buscar os direitos e ser respeitado como povo é através de movimentos organizados e mobilizados, a exemplo do que aconteceu quando o país foi às ruas em busca das Diretas Já e o Impeachment do presidente Collor, argumentou. Franco informou que na próxima sexta-feira (21) estará junto com o povo de Uberaba na manifestação pública que acontecerá na cidade.
O Vereador Luiz Humberto Dutra, também se posicionou a favor do movimento que acontece em todo o país. A redução da tarifa foi a gota dágua para gritar contra a corrupção que assola o Brasil. Não podemos permitir que alguns governantes joguem milhões e milhões de reais pelo ralo, dinheiro que poderia ser investido em saúde, educação e segurança, desabafou o vereador. Disse que é favorável ao manifesto que irá acontecer em Uberaba, desde que seja ordeiro e pacífico para que a população possa participar em segurança. Acrescentou ainda que defende o que está sendo postado nas redes sociais, e pede aos uberabenses que amanhã (20), durante o jogo do Brasil na Copa das Confederações, vire as costas durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, como forma de protesto.
Dutra disse que o movimento está reivindicando que a PEC 37 seja derrubada, alegando que o Ministério Público é órgão importante para combater a corrupção. O vereador discorda dessa prerrogativa, por entender que o país não pode ter apenas uma instituição fortalecida. É preciso que tenhamos um Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e Ministério Públicos fortes. Não é somente uma instituição a salvadora da pátria e sim a união de todos os poderes constituídos, finalizou.