DVD mostra situação precária da 15ª DRSP e IML

16/06/2011 00:00

Compartilhar

Segurança Pública
DVD mostra situação precária da 15ª DRSP e IML

Degradante, vergonhosa e precária. Estes foram alguns dos termos mais usados pelos vereadores de Uberaba, ao assistirem através de DVD matéria gravada pela TV Câmara, na 15ª Delegacia Regional de Segurança Pública (DRSP) e no Instituto Médico Legal (IML). A produção do material foi solicitada pela Comissão de Segurança Pública, encabeçada pelo vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende e também pelo presidente do Legislativo, vereador Luiz Dutra, ambos ligados a Polícia Civil, sendo o primeiro agente e Dutra, delegado aposentado. O requerimento solicitando a visita ao local pela Comissão, foi feito pelo vereador Marcelo Borjão.
Segundo Dutra, a situação em que se encontra a delegacia e o IML é nociva para os próprios funcionários, assim como para a comunidade que vai ao local. No caso do IML, além da falta total de estrutura para o serviço prestado, o problema se agrava, haja vista a falta de funcionários, pois lá trabalham apenas um médico legista e um auxiliar. O vereador Afrânio ressaltou que o DVD será encaminhado ao Governador do Estado, Antônio Anastasia, para que tome ciência da real situação da Polícia Civil em Uberaba.
As imagens mostraram todos os cômodos do local, área externa e pátio interno. Foi possível observar a sujeira, mofo, infiltrações, falta de móveis, espaços inadequados, produtos apreendidos em locais impróprios a sua conservação, entre outros sérios problemas que prejudicam o andamento do trabalho realizado pela Policia Civil. O pátio não é limpo há anos, a cozinha fica ao lado do IML e existe apenas um banheiro para uso comum. No IML as normas da Vigilância Sanitária são praticamente inexistentes. Moscas entram no local de necropsia pelas janelas, pousam nos cadáveres e saem para rua, visto a falta de telas nas janelas. Faltam ainda equipamentos, como armas, coletes para os policiais.
Posicionamentos – Marcelo Borjão diz acreditar que o governador não tem conhecimento da precariedade da PC em Uberaba e, por isso, ao ver o material terá sensibilidade para oferecer a corporação e a comunidade uma condição digna. Afrânio revelou ainda que representantes do IML de Belo Horizonte estiveram em Uberaba e ficaram horrorizados com a situação. “Eles não acreditaram no que estavam vendo. Por isso, além dos investimentos em infraestrutura, temos que criar aqui Serviço de Verificação de Óbito (SVO)”, disse.
Para o vereador José Cardoso (PSB) a situação reflete o total descaso, seja com Uberaba e seus cidadãos, ou com os servidores do próprio Estado. Lourival dos Santos (PCdoB) avalia que  Uberaba não encontra respaldo em Belo Horizonte para sanar o problema e que, para isso, será necessário contar com o apoio do Deputado Estadual Lerin que tem um bom trânsito junto ao governo estadual. O vereador Samuel Pereira afirmou que estava irritado mediante as imagens. “Tínhamos conhecimento que estava péssimo, mas isso que estamos vendo vai muito além do aceitável. Uma cidade do porte de Uberaba, com 300 mil habitantes, não deveria ter uma delegacia desta maneira e me pergunto onde estão os quatro deputados federais de Uberaba. Realmente temos quatro federais que não chegam aos pés do Estadual que tem auxiliado a cidade. Mas agora é hora de unir forças, pois precisaremos inclusive de recursos do governo federal se quisermos resolver esta situação já que o valor a ser gasto, com certeza será alto, visto que no meu entendimento, terá que ser construída uma nova estrutura”, avaliou.
O vereador Cléber Cabeludo (PMDB), acredita que não há necessidade de se construir um novo prédio, mas sim fazer uma reforma ampla já que durante todos estes anos não houve manutenção. Ele caracterizou a situação como descaso e lembrou da situação constrangedora das famílias que aguardam liberação de corpo. “Se morrer de tarde ou à noite esquece. Apenas no dia seguinte para o legista liberar. E olha as condições sub-humanas em que as famílias ficaram esperando, enquanto o corpo fica naquele local imundo e impróprio para o serviço de necropsia. Isso é responsabilidade do Estado. Devido a situação o próprio prefeito Anderson Adauto se comprometeu a auxiliar com 50% no valor da reforma, no entanto, nem resposta obteve e olha que não é sua responsabilidade”, destacou.
José Severino Rosa (PT) afirmou que “o povo não pode esperar e que Segurança Púbica deve ser tratada com a seriedade que merece”. Para ele, a situação é preocupante, visto que delegados e agentes não tem segurança para trabalhar. Na avaliação de Almir Silva (PR), agora é necessário ter hora para morrer, pois se depender do serviço no IML só durante o dia. “Segundo me informaram a reforma fica em R$ 1,6 milhão. Se for assim, melhor construir outro prédio com instalações adequadas ao serviço”, disse.
Já o vereador Tony Carlos (PMDB) não concorda com a demolição do prédio. Para ele, o local deve ser reformado e, se for o caso, cedido para uma escola. Ele lembrou também que o prédio da PC em Uberlândia é da mesma época do de Uberaba, mas diferente da cidade, o de Uberlândia teve manutenção e investimentos constantes. Para Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) tem casas vazias na cidade que foram invadidas que estão em melhores condições que a delegacia.
Finalizando a discussão, o vereador Carlos Godoy afirmou que as necessidades da PC vão além da melhoria salarial e aparato. Para ele é preciso cuidar disso também, mas é imprescindível atacar a raiz do problema que é a Educação. “Policiais estão sob risco, mas a visão ainda é equivocada. É preciso fechar cadeia e construir escola, se não pensarmos assim, nem a maior cadeia do mundo irá suportar. Tratar apenas na linha da repressão e aparelhamento não vai adiantar. Tem que começar lá embaixo. Se não, nossos filhos vão estar aqui discutindo a mesma coisa que nós e não vai adiantar”, disse.
Tanto Dutra quanto Afrânio afirmaram que estão confiantes em uma atitude do governador, quando souber da situação real da PC em Uberaba. Dutra afirmou que irá procurar o deputado Lerin em busca de apoio e viabilizar o agendamento de reunião junto ao Governo do Estado, para entregar fotos, DVD e as reivindicações.

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados