Elias cobra da Prefeitura realização de exames oftalmológicos nas escolas públicas municipais

02/04/2024 16:17

Um transtorno bastante comum que, quando não tratado adequadamente, impacta no desempenho escolar, os problemas de visão afetam milhares de crianças brasileiras.

Preocupado com o desempenho das crianças no ambiente escolar, o vereador Elias Divino, durante sessão no Legislativo, cobrou novamente da Prefeitura de Uberaba a realização de exames oftalmológicos nas escolas públicas municipais de Uberaba. “Precisamos identificar e acompanhar as crianças que apresentam problemas de visão. Estamos solicitando também à Administração Municipal, óculos para aqueles alunos que passaram pelo exame e foram diagnosticados com alguma dificuldade de visão. Consultas regulares ao oftalmologista podem evitar casos graves na visão e atraso no aprendizado” disse Elias. “É na escola onde a maioria dos casos de problemas de visão nas crianças é identificada.”

Na América Latina, cerca de 23 milhões de crianças são portadoras de miopia, astigmatismo e hipermetropia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que 30% do público infantil em idade escolar tem problemas refrativos - sendo a miopia um dos mais comuns - enquanto 10% das crianças na faixa dos sete aos dez anos precisam usar óculos. Apesar disso, dados do CBO apontam que 80% nunca fizeram uma avaliação visual.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU