A cada dia, uma surpresa, e ruim. Assim o vereador Paulo César Soares, o China, está se sentindo a cada dia, com o descaso que a administração Paulo Piau tratava Uberaba. Após receber denúncia, o parlamentar foi até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Francisco Veludo, no Conjunto Alfredo Freire, verificar as condições da importante unidade da CODAU. A ETE, por sinal, será alvo de requerimentos a prefeita Elisa Araújo.
E como a grande maioria dos departamentos ligados a Prefeitura de Uberaba, encontrou problemas, e graves. Segundo apurou China, a ETE não possui gerador de energia.
“Devido a ausência deste equipamento, quando falta energia elétrica, o esgoto é jogado no rio sem nenhum tratamento. Inaceitável. Estou encaminhando requerimento a prefeita solicitando que a CODAU adquire um gerador, urgente para a ETE”, ressaltou o vereador.
E problemas não param por ai. Um equipamento, chamado pelos servidores da CODAU, de forno micro ondas, adquirido ainda no Governo Anderson Adauto, por R$ 1,2 milhão, encontra-se praticam ente abandonado. “Um absurdo. O equipamento transforma os resíduos em adubo orgânico, importante demais para o meio ambiente, e se encontra sem uso. Vou solicitar ao Poder Executivo que volte a utilizar o forno”, ponderou China.
O parlamentar explicou que o lodo transformado em adubo importante para agricultura, e de extrema utilização pelo Município. “Até para replantio de árvores poderia ser usado”, destacou.
China aproveitou para criticar o que foi feito na CODAU nos últimos oito anos. “A autarquia foi usada para outros fins, que não era seu propósito, até para fazer shows de música. Para isso, existe a Fundação Cultural. Só marketing. E para o que precisava fazer, como estes casos, estacam abandonados”, protestou.
Assessoria do Vereador
Uberaba 08/02/2021