Evento espera reunir 300 mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

10/03/2023 13:03

Compartilhar

 

Por iniciativa da vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Lu Fachinelli (União Brasil), será realizado no próximo sábado dia 11, a partir das 13 horas no CENACOM do Hotel Dann Inn, um evento multipedagógico voltado para inserção da mulher na sociedade e também na política.

O ‘I Congresso Mulheres SuperAÇÃO’ tem por objetivo reunir a comunidade feminina uberabense. Na ocasião, serão realizadas palestras com diversos temas, entre eles Finança feminina, Diversidade feminina nos espaços de poder, Mulher no trânsito, Conceitos básicos sobre violência doméstica, além de homenagens às mulheres, exposição da Feira Negra e da Expo Crochê, e apresentação do Coral Sons do Coração da UAI e do trio Ana Luisa, Jayne e João Henrique.

De acordo com a vereadora, o objetivo do evento é propiciar uma tarde de conhecimento de várias políticas públicas desenvolvidas por mulheres no município, leis aprovadas para mulheres em situação de vulnerabilidade, além de oportunizar a visibilidade profissional e intelectual das participantes. “Esperamos um grande número de mulheres neste evento, alusivo ao mês da mulher. Dia 08 de março não é só um dia de carinho para com nós, mulheres, é também um dia de empoderamento e de iniciativas de inserção, de independência financeira, de conhecimento dos nossos direitos na sociedade e de afirmação do movimento feminista no Brasil e no mundo”, disse a vereadora.

Para se cadastrar no evento, as pessoas interessadas deverão fazer sua inscrição através do site www.sympla.com>br/i-congresso –mulheres-em-superaçâo/1873753 e fazer a doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado a instituições e mulheres vítimas de violência de nossa cidade. O Endereço do evento é Avenida Filomena Cartafina, 152, Recreio dos Bandeirantes.

 

Lu Fachinelli traz políticas para mulheres em capítulo especial da Lei Orgânica

 

Publicado na edição do Diário Oficial do Município, do dia 01/03 para conhecimento público, o PL 001/2023, de emenda à Lei Orgânica do Município de autoria da vereadora Lu Fachinelli (União Brasil), que insere a Política para Mulheres no Título IV, Capitulo I da LO. Assim, os artigos 161 e 162 da referida legislação passam a trazer uma série de políticas públicas voltadas para a proteção e reinserção das mulheres em vulnerabilidade e vítimas de violência no município, além de mecanismos de estatísticas, controle e referência ao poder público municipal e a

sociedade civil no que tange à criança e ao adolescente, da família, da juventude, do idoso e portadores de necessidades especiais que já figuravam anteriormente. “É com muita alegria e imensa responsabilidade que estou apresentando este projeto que traz a política para mulheres como uma política de estado e não de governo. Os governos passam, os mandatos

passam, mas a nossa inserção enquanto mulheres no cenário econômico, político, educacional e principalmente da segurança devem ser construídos a cada dia como política de estado. Hoje, temos um Ministério da Mulher na esplanada dos ministérios, temos uma prefeita municipal e

uma bancada feminina na CMU, e tudo isso não é apenas fruto do esforço individual de cada uma, é fruto sim de luta de várias mulheres que por décadas militaram por direitos na busca dessa inserção. Que por décadas disputaram eleições em condições de desigualdade e “completando chapa”. Que por décadas são a responsáveis por suas famílias e ainda assim

continuam sendo vítimas de preconceito e violência por uma sociedade machista e até mesmo misógina em alguns casos. É nosso dever enquanto parlamentar, produzir mecanismos e uma legislação de maior alcance nos direitos dessas mulheres”, disse.

Segundo Lu, essa emenda à Lei Orgânica visa atualizar a redação daquele compendio de leis, uma vez que quando foi promulgada, na década de 80, “a mulher ainda era aquela mulher dona de casa, com pouquíssimos direitos e garantias individuais e coletivas. Passados quase 36 anos, é preciso atualizar a concepção da mulher na sociedade uberabense, e felizmente minha equipe vislumbrou essa lacuna”, contou a vereadora, que tem como uma das principais bandeiras do mandato as políticas para mulheres.

A matéria encontra-se pronta para ir a Plenário com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça presidida pelo vereador Anderson 2 Irmãos, com louvores a proposta. Assinam como autores também os vereadores Luizinho Kanecão, Rochelle Bazaga, Paulo César - China, Pastor Eloisio, Alessandra do Abrigo dos Anjos, Samuel Pereira, Prof Wander e Elias Divino.

Assessoria da vereadora Lu Fachinelli

08/03/2023

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados