FIEMG e SENAI apresentam investimento aos vereadores

09/11/2010 00:00

Compartilhar

FIEMG e SENAI apresentam investimento aos vereadores

Com a vinda do Gasoduto e fábrica de Amônia e Uréia, parlamentares se preocupam com a falta de mão-de-obra qualificada

O presidente da FIEMG, Altamir Roso, e o diretor no SENAI, Silvano Márcio Fernandes, participaram hoje (8), da reunião ordinária da Câmara. A convite do vereador Carlos Alberto de Godoy (PTB), eles falaram sobre as necessidades do setor industrial na formação de mão-de-obra. O vereador agradeceu a participação e questionou os convidados sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas entidades no tocante a qualificação profissional. Roso explicou aos vereadores que a FIEMG está atenta a questão e tem investido para se estruturar, garantindo mais oportunidade para quem deseja se qualificar. Segundo ele, na atual unidade do SENAI foram investidos, aproximadamente, R$ 2 milhões na estrutura física, devendo ser investidos ainda, em equipamentos, o mesmo valor. Ele destacou que em Uberaba a mão-de-obra qualificada existente não atende a demanda.
Cursos – Roso revelou ainda que o SENAI está se preparando para abrir novos cursos de solda e caldeiraria, cuja procura pelas empresas é grande. Na entidade também terá o Centro de Excelência da Construção Civil, onde todos os tipos de serviço desta área terão cursos, como por exemplo, pedreiro, encanador, eletricista e etc. Outras áreas que também terão cursos profissionalizantes é a de confecção e calçado, além do setor gráfico. Cursos de mecânica e eletro eletrônicos continuarão sendo ofertados, com perspectiva de abertura para cursos de mecânica pesada e agrícola, além de informática. “São cursos cuja demanda é grande e estaremos preparados para oferecer ao mercado estes profissionais. Temos empresas que nos procuram para abrir cursos de aperfeiçoamento para os profissionais. É um novo conceito de trabalho que está crescendo”, disse.
O diretor do SENAI, Silvano Márcio, explicou que os cursos são oferecidos a cidadãos de 16 a 24 anos. Os cursos técnicos tem taxa de R$ 250,00 e os cursos profissionalizantes são gratuitos. Atualmente o SENAI tem 900 alunos, com previsão de atingir 1.400 em 2011, a partir da ampliação da estrutura. O vereador Godoy, solicitou a Altamir que estudasse a possibilidade de parceria com o CEFOP, em busca de utilizar a estrutura existente para ampliar a oferta de mão-de-obra. O vereador também convidou Roso e Silvano para participar da discussão sobre o ECA, no sentido de garantir a qualificação profissional de jovens de 12 a 14 anos, para ingressarem no mercado de trabalho como aprendiz. “Infelizmente esta faixa etária está abandonada. E ociosidade nesta idade é perigoso. Estaremos discutindo esta questão junto aos cursos de direito das nossas universidades e contamos com vocês nesta discussão”, destacou.
Roso se dispôs a participar e garantiu a Godoy que irá averiguar a questão do CEFOP. Ele também revelou que o SENAI está em parceria com a FETI.
Gasoduto – Os vereadores questionaram Roso sobre a qualificação de profissionais para atender a demanda de serviço voltado para o gasoduto e a fábrica de Amônia de Uréia. Ele garantiu que a FIEMG, juntamente com o SENAI está atenta e que irá oferecer cursos voltados para as áreas de atuação das grandes industriais. “Vamos nos preparar para qualificar esta mão-de-obra. Esta nova estrutura abrirá muitas possibilidades e acompanharemos o crescimento de Uberaba, formando os cidadãos, que terão novas oportunidades a partir da qualificação e do aperfeiçoamento profissional”, disse.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados