Hospital do Pênfigo pode ter leitos para idosos

09/08/2012 00:00

Compartilhar

Hospital do Pênfigo pode ter leitos para idosos
O vereador Cléber Cabeludo (PMDB), presidente da Comissão Permanente de Saúde, revelou hoje que existe um projeto em curso, visando destinar leitos do Hospital do Pênfigo para os idosos. Segundo Cléber, a ex-secretária de Desenvolvimento Social, Maria Tereza Rodrigues da Cunha, que está em Brasília, está auxiliando a prefeitura de Uberaba no desenvolvimento desta iniciativa.
Cléber explicou que o projeto surgiu a partir da visita da comissão ao hospital, que passa por sérias dificuldades financeiras. "Vimos que o local tem toda uma ala que não está sendo utilizada, tendo leito e equipamentos que poderiam ser usados. Como tenho lutado pela viabilização do Hospital do Idoso, sugeri que fosse implantado no local, dando uma destinação a um espaço que está ocioso. E a direção está seguindo este caminho", explicou.
O vereador disse ainda que, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o projeto está tendo desdobramento, com expectativa de ser viabilizado ainda este ano. Cléber afirmou estar satisfeito por ter dado a sugestão, visto que a implantação do projeto, ajuda o Hospital do Pênfigo e também atenderá uma demanda importante na cidade, voltada para a terceira idade, inclusive liberando leitos em outros hospitais.
O vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) que participou da visita, avaliou a iniciativa de Cléber como positiva, lembrando que esta será uma chance para que o Hospital do Pênfigo continue funcionando e oferecendo o tratamento também a quem tem a doença do "fogo selvagem".
Ainda durante a sessão de ontem, o tema saúde pública voltou a ser discutido. O vereador Itamar reforçou sua "tristeza ao ver a UPA Abadia fechada para reforma, pois neste governo, quando se fecha para alguma coisa, dificilmente é reaberta, haja vista o setor odontológico da prefeitura que teve o mesmo fim".
Já o vereador Lourival dos Santos (PCdoB), afirmou que é preciso que a prefeitura melhore a remuneração paga aos médicos. "A prefeitura brinca que paga e eles brincam que atendem". Segundo ele, ao acompanhar uma paciente a UPA o médico que atendeu, "não olhou para a paciente, não mediu pressão e mal deixou esquentar a cadeira". Para ele, isso é um desrespeito e mostra o despreparo de alguns profissionais da cidade.
O vereador avaliou ainda, que um erro não justifica o outro, mas que é preciso reavaliar a questão salarial, pois cidades bem menores que Uberaba conseguem pagar um salário melhor, mesmo não arrecadando um volume expressivo de impostos, ao contrário de Uberaba.
"Quando um médico cumpre a jornada total ele recebe, aproximadamente , R$ 3 mil, se por acaso sai de férias, o valor é a metade. É um valor muito baixo para um médico, um profissional que lida com vidas. É preciso repensar, e também alguns médicos devem fazer uma reavaliação e humanizar os atendimentos, pois eles escolheram esta profissão", finalizou.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados