O vereador Ismar Vicente dos Santos Marão (PSB) quer que o Executivo reavalie o valor do convênio entre a Prefeitura e o Sanatório Espírita de Uberaba. Atualmente o poder público municipal repassa apenas R$ 49,80 mensais por cada paciente, segundo informações da entidade.
Ismar ressaltou ser de conhecimento geral a crise financeira que o sanatório tem enfrentado, mas a situação se tornou tão grave que está faltando até mesmo alimentos para os internos. Ele lembrou que não existe na cidade nenhum outro local para receber os pacientes, inclusive aqueles vindos de outras cidades.
Fundado em 1931, o sanatório atende uma média de 140 pacientes, sendo referência para 83 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
De acordo com o vereador, uma saída, ainda que não seja definitiva, é o pagamento das emendas individuais dos vereadores pela Prefeitura. Ismar disse que vários vereadores destinaram verbas ao sanatório através de emendas, que ainda não foram pagas pelo Executivo. "As emendas podem ajudar a amenizar esta situação", afirmou.
O parlamentar também contou que tem conversado com o prefeito Paulo Piau, pedindo que as emendas sejam liberadas e avaliou que o chefe do Executivo tem demonstrado bom senso com relação ao assunto. Ele destacou que a situação é ainda mais séria porque o valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cuja tabela é muito baixa, não atende às necessidades. Atualmente 99% das internações são custeadas pelo SUS e mesmo com as doações, os valores não são suficientes para a manutenção do sanatório.
"O valor pago por paciente, mesmo com as doações, é insuficiente para cobrir os gastos necessários", finalizou Ismar. Quem quiser ajudar o Sanatório Espírita pode contribuir doando alimentos, além de copos descartáveis, produtos de higiene e limpeza, bem como artigos de uso pessoal.
Departamento de Comunicação