Marcos Jammal esteve nesta quarta-feira (17), acompanhado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, percorrendo as instalações do Hospital São José. O vereador defende a reativação imediata da estrutura para atender casos de Covid-19, desafogando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que também estão sobrecarregadas.
De acordo com ele, o local está praticamente pronto para funcionar, e pode contribuir para evitar o colapso no sistema de saúde público municipal, realizando atendimentos voltados para os estágios 1 (quadros leves) e 2 (quadros moderados) da doença.
Para Marcos Jammal, o Hospital São José pode ser mais um reforço na rede municipal de saúde exclusivamente voltada para a Covid-19, recebendo pacientes com sintomas de quadro leves a moderados, dando os primeiros socorros, realizando testes e, em casos mais graves, encaminhando para internação, quando necessário. É semelhante com o que está sendo feito com as Unidades Básicas de Saúde, nos plantões aos finais de semana – atuando para atender casos suspeitos para evitar a sobrecarga nas duas UPAs e a circulação de pessoas.
No local pode ser implantado um centro de recepção para pessoas com síndrome gripal e Covid-19 e um ponto de apoio para os casos da doença.
“O que não pode é deixar uma estrutura dessa com adequações de baixo custo, localizada no coração da cidade, totalmente parada enquanto o sistema entra em colapso”,diz.
Segundo apurou o vereador, somente nos 17 dias do mês de março, as UBS realizaram 1384 atendimento de pacientes com sintomas gripais e/ou com suspeitas de Covid-19.
Fora os atendimentos das duas UPAs, que também está registrando grande demanda de pacientes. “E o Hospital são José vem para dar um reforço em toda esse suporte de atendimento”, conclui.
Assessoria do vereador
Uberaba, 17/03/2021