Com o objetivo de garantir que pessoas com diabetes possam acessar espaços e eventos públicos ou privados levando consigo os itens indispensáveis ao controle da condição, o vereador Marcos Jammal apresentou, na sessão de ontem (25) da Câmara Municipal, projeto voltado a essa finalidade.
A proposta, que foi aprovada, assegura a essas pessoas o direito de ingressarem e permanecerem em ambientes públicos e privados, que promovam eventos de qualquer natureza, portando insulina e insumos, como seringas, canetas de aplicação, agulhas e outros materiais necessários para aplicação e conservação da insulina; aparelhos de monitoramento de glicemia, como glicosímetros, sensores e dispositivos afins; pequenas porções de alimentos, como carboidratos de rápida absorção, para controle emergencial da glicose; bebidas não vendidas no local, utilizadas exclusivamente para corrigir quadros de hipoglicemia ou hiperglicemia, sem restrições quanto ao rótulo ou marca.
Jammal justificou seu propósito destacando que o diabetes é uma condição que exige cuidado constante, monitoramento regular de glicemia e intervenções rápidas em casos de hipo ou hiperglicemia. “Precisamos garantir que pessoas com diabetes tenham acesso a insulina, insumos médicos, aparelhos de monitoramento, alimentos e bebidas, sem enfrentar restrições ou constrangimentos. Atualmente, muitos estudantes e candidatos de concursos enfrentam dificuldades para utilizar esses dispositivos durante aulas e provas, o que pode comprometer sua saúde e desempenho acadêmico”, alertou.
Para o vereador, é preciso garantir a permissão para o uso desses dispositivos, a fim de assegurar o monitoramento contínuo como uma prática essencial e que não deve ser restringido por normas gerais de silêncio ou exclusão de eletrônicos, além de promover a inclusão nos espaços públicos e privados e proteger o direito à saúde e à dignidade das pessoas com diabetes. “Além disso, o projeto prevê medidas de segurança em eventos de grande porte, garantindo que, se houver alguma restrição, esta seja acompanhada de alternativas adequadas para que a pessoa com diabetes tenha suporte necessário. Dessa forma, busca-se equilíbrio entre a segurança do evento e a saúde dos usuários”, encerrou.
Reuniões - As Reuniões Ordinárias do mês de dezembro serão realizadas nos dias 01, 02, 03, 04, 05, 15, 16 e 17.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
26/11/2025






