João de Barro e PMU concluem melhorias em Santa Rosa

26/08/2009 00:00

O Projeto João de Barro, que conta com a participação do presidente do Legislativo, vereador Lourival dos Santos, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, concluiu as obras de revitalização na comunidade rural de Santa Rosa. Entre as melhorias apresentadas está o paisagismo, a recuperação e a colocação da imagem do Cristo Redentor, na praça principal da comunidade de frente a igreja de Santa Rosa de Lima.

“O trabalho em parceira possibilitou que fizemos as melhorias necessárias na comunidade. Acredito que conseguimos atender a demanda dos moradores e garantir um local mais aprazível, para que os cidadãos tenham um local para o lazer e atividades religiosas”, destacou Santos.

Diversas secretarias da Prefeitura participaram das obras. Na praça, durante o trabalho de paisagismo, foram plantadas cerca de mil mudas. O sistema de energia elétrica também foi adaptado para atender as melhorias. Especificamente, na obra do Cristo Redentor, erguido no centro da praça, os participantes do projeto João de Barro, construíram uma base de dois metros de altura. A pintura da imagem foi finalizada, voluntariamente, pelo restaurador, Adriano Luiz de Souza, que tratou a obra valorizando os relevos. Souza também foi o responsável pela restauração da imagem de Santa Rosa, localizada no alto da parede externa da igreja, preservando a linguagem estética que compõe o ambiente.

De acordo com Lourival, a comunidade participou ativamente da reforma, através da mão de obra, promovendo mutirões para a pintura do templo, dos passeios no entorno e na manutenção das mudas plantadas. Segundo o presidente da comunidade, Túlio Marcus de Oliveira e o festeiro deste ano, Marco Aurélio de Oliveira, as festividades em torno da Santa Rosa, terão uma nova dimensão com as melhorias obtidas na comunidade.

O presidente Lourival, que acompanhou todo o trabalho, afirmou que o resultado final ficou aquém do esperado. Ainda de acordo com ele, a inauguração do local revitalizado será no próximo dia 29, durante as festividades em torno da Santa Rosa.