No próximo dia 8 de agosto, Uberaba vivenciará um marco histórico para o fortalecimento do seu sistema jurídico com a incorporação da competência especializada para julgar casos de violência doméstica e familiar contra a mulher à 2ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba.
A conquista é resultado de articulação conjunta entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), representantes locais do Judiciário e lideranças políticas. A vereadora Luciene Fachinelli, que acompanhou e apoiou todo o processo, celebrou a iniciativa. “É uma vitória construída com diálogo, seriedade e compromisso com a proteção das mulheres e com o fortalecimento da Justiça. Uberaba dá um passo fundamental para garantir mais agilidade e especialização no julgamento desses casos”, afirmou.
Como forma de reconhecimento pelo empenho das autoridades envolvidas, a Câmara Municipal de Uberaba, com a construção da vereadora Lu Fachinelli, concederá o Título de Cidadania Uberabense a três importantes representantes do TJMG: o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, presidente do TJMG (biênio 2024/2026), com vasta trajetória na magistratura mineira e atuação destacada na modernização e no fortalecimento institucional da Justiça estadual; os desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, Corregedor-Geral de Justiça (biênio 2024/2026), que ao longo de mais de três décadas tem desempenhado funções estratégicas no Judiciário, sempre comprometido com a eficiência, a segurança institucional e a proteção dos direitos fundamentais, e a desembargadora Evangelina Castilho Duarte, que recebeu a vereadora em audiências decisivas e é reconhecida por sua trajetória sensível e comprometida com o enfrentamento à violência contra a mulher e a defesa da infância, da juventude e do meio ambiente.
A vereadora também destacou o papel essencial do Juiz Fabiano Garcia Veronez, Diretor do Foro e titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba. Segundo ela, o magistrado é um dos pilares dessa conquista, com atuação marcada por dinamismo, sensibilidade e forte compromisso com uma Justiça mais acessível e humanizada. “A chegada dessa nova vara especializada representa não apenas mais estrutura para o Judiciário, mas um avanço concreto na defesa das mulheres, no combate à impunidade e na construção de uma rede de proteção mais forte e eficaz”, concluiu a vereadora.
Assessoria da Vereadora
Uberaba, 07/08/2025