O vereador Luizinho Kanecão, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Uberaba, participou na última sexta-feira (10) de audiência pública para debater sobre a assistência hospitalar em Uberaba.
O foco da audiência, organizada pelo presidente da comissão saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Deputado Estadual Arlen Santiago, e realizada no auditório do Hospital Hélio Angotti, foi a análise das condições operacionais dos hospitais no município, com ênfase na avaliação dos benefícios proporcionados pela expansão do financiamento para o Hospital Hélio Angotti.
Segundo Kanecão, o referido hospital apresentou um inovador projeto para monitorar à distância 5 mil pacientes com câncer, abrangendo 27 municípios. “Este avanço significativo na área da saúde foi discutido durante a audiência, que contou com as presenças do secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti Vitor, do deputado federal e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Federal, Zé Vitor, e do ex-deputado federal, Nárcio Rodrigues. Além dessas e outras autoridades, gestores hospitalares e membros da comunidade uberabense também participaram ativamente do evento”, contou.
Na oportunidade, o secretário estadual de Saúde anunciou a abertura de 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátricos no Hospital Regional José Alencar, além do aumento de custeio já entregue aos hospitais da região, através do Valora Minas, totalizando mais de R$77 milhões, desde 2021. Já foram distribuídos arcos cirúrgicos, tomógrafos e mamógrafos para hospitais de todo o estado. O Hospital Hélio Angotti é uma das várias unidades de saúde que receberão novo mamógrafo. “Temos como projeto conseguir dar um diagnóstico precoce, especialmente do câncer de mama e colo uterino, às mulheres e, dessa maneira, diminuir as mortes evitáveis ", falou Fábio Baccheretti durante o debate sobre renovação do parque tecnológico dos hospitais.
A participação de Kanecão no encontro reforça a importância da colaboração entre a Comissão de Saúde de Uberaba e a Assembleia Legislativa, evidenciando um compromisso conjunto na busca por melhorias no sistema de saúde local. “A audiência pública proporcionou um espaço crucial para o diálogo construtivo entre representantes governamentais, gestores de saúde e a população, visando o aprimoramento das condições e serviços oferecidos pelos hospitais do nosso município”, enfatizou.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
13/11/2023