Até o dia 30 de novembro, os vereadores que quiserem concorrer aos cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uberaba podem formar chapas para nova gestão 2023/2024. Treze vereadores assinaram a indicação da chapa apresentada na segunda-feira (21/11), que tem como presidente o vereador Fernando Mendes, primeiro vice-presidente, o vereador Wander Araújo, segunda vice-presidente a vereadora Lu Fachinelli, primeiro secretário o vereador Samuel Pereira e segundo secretário o pastor Eloísio Santos.
O atual presidente, vereador Ismar Marão, ressaltou a força da composição da Mesa, que foi inscrita para a próxima eleição. “Uma chapa eclética e que foi fortalecida com a adesão dos evangélicos, que abriram mão de formar outra chapa”, afirmou. O vereador Fernando Mendes agradeceu o apoio dos vereadores. “Agradeço aos outros doze vereadores, principalmente os que declinaram de concorrer para apoiar a nossa chapa. Temos na nossa proposta o apoio aos que trabalham em prol da nossa cidade. Estaremos firmes para garantir a valorização do Legislativo”, declarou. Os vereadores Luizinho Kanecão, Paulo Cesar Soares- China e Marcos Jammal elogiaram a composição da chapa e o diálogo estabelecido.
A vereadora Lu Fachinelli destacou que essa é uma chapa composta com vereadores que representam a pluralidade e que isso fortalece a comunidade. “Tenho muita honra em participar dessa construção. Teremos a representatividade religiosa, que não é apenas a evangélica, pois estamos sempre participando das pautas que representam outras religiões, como a católica, o candomblé, a umbanda, por exemplo. Também temos o esporte bem representado nessa composição e ações sociais. Além de questões relacionadas aos servidores públicos, à raça negra, às mulheres. Enfim, estamos felizes por abranger tantas comunidades nessa formação de Mesa”, disse.
“Não posso ser ingrato. Considero estar na melhor Legislatura. Encerraremos um ciclo este ano. Mas, virá um novo ciclo porque acredito que os próximos dois anos serão também de colheita, porque estamos coesos. Sabemos que o trabalho feito nos primeiros dois anos foi a semeadura de boas sementes”, disse o vereador pastor Eloísio Santos. Como líder da bancada evangélica, o vereador Anderson Dois Irmãos disse que se sentiu orgulhoso pela representatividade. “Permanecemos dando apoio aos trabalhos legislativos de forma ainda mais coesa”, disse.
A vereadora Denise Max disse que a Casa é democrática, mas espera que a chapa inscrita em primeira mão seja eleita. “No meu primeiro mandado participei da Mesa e fui muito respeitada. Deixei para que a Lu Fachinelli represente as mulheres mais uma vez, porque ela fará isso com muita eficiência”, afirmou. Lu Fachinelli devolveu o elogio à vereadora. “Pode ter certeza que se a vereadora Denise estivesse nessa composição seríamos muito bem representados também. E a senhora, com muita simplicidade, ajudou a me colocar aqui. Eu a represento no dia-a-dia, apoiando as pautas importantes para nossa cidade. Pode contar comigo, porque a senhora me representa também”, ressaltou.
O vereador Almir Silva também estava postulando um cargo na chapa, mas abriu mão. “Fiz isso em prol de uma composição democrática. Vou cuidar da comunidade de perto. Mas, desejo sorte aos que compõem a chapa, porque acredito que tenham muita responsabilidade”, disse. Já o vereador Túlio Micheli criticou a formação do grupo. “Não podemos falar no Legislativo em termos de grupos. Acredito que é preciso conversar com outros vereadores para essas composições e não apenas alguns determinados. De qualquer forma, parabenizo aos que hoje compõe a chapa e espero que em futuras Legislaturas haja mais diálogo, e, com todos”, afirmou.
“Agradeço que os vereadores tenham aceitado meu nome para vice-presidente e é uma honra compor essa chapara”, disse o vereador Wander Araújo, acompanhado de outro agradecimento, o do vereador Samuel Pereira. “Fiquei honrado pela indicação do meu nome para compor outra chapa também. Mas, é preciso saber caminhar, recuar, ir à frente. Aos vereadores que me acolheram para a composição desta chapa, encabeçada pelo vereador Fernando Mendes, eu só tenho também a agradecer. Ele é um homem no qual eu confio muito como gestor”, afirmou.
A eleição para Mesa Diretora será realizada no dia 1º de dezembro. E a chapa ganhadora deverá obter em primeiro turno a maioria absoluta dos votos dos vereadores mais um. A reunião, a ser realizada no Plenário da Câmara Municipal, será exclusiva.
Jor. Renata Thomazini
Dep. Comunicação CMU
22/11/2022