A vereadora Lu Fachinelli (PSL) se pronunciou favorável a abertura gradual do setor de eventos na cidade. Ela participou de uma reunião com a prefeita Elisa Araújo, além de outros vereadores e empresários do setor de shows e eventos.
A parlamentar, que é secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uberaba, disse que seria prudente, no processo de reabertura, manter a segurança sanitária da população, aliada a volta de shows, além de espetáculos culturais e esportivos. “Participei da reunião e defendo que a abertura seja gradual, em um primeiro momento até 1.500 pessoas, no segundo momento em 30, 45 dias até 3.000 pessoas e depois, lá para o final de janeiro, a reabertura para eventos acima de 5000 pessoas. A Prefeitura não tem braço para fiscalizar eventos de grande porte de forma simultânea e não queremos retroagir na segurança sanitária dos nossos cidadãos. Por outro lado, a reabertura gradual permitirá aos promotores de eventos retomar em segurança suas atividades e averiguar o comportamento da população nessa retomada”, argumentou a parlamentar.
A vereadora também acredita na adoção do passaporte da vacina nos eventos, precedida de testagem até 72 horas antes. “É muito importante que a reabertura seja feita em segurança. Nesse sentido seria prudente que seja feita a comercialização de entradas e contratação de pessoal para trabalhar em eventos apenas para quem comprovar a vacinação completa e tiver comprovado ter realizado teste PCR-antígeno, até 72 horas antes dos eventos”, disse ela.
Ainda de acordo com Lu Fachinelli, é importante lembrar que mesmo vacinada a pessoa pode contrair e transmitir a doença e, por isso, a necessidade indispensável da vacinação aliada a testagem. “Essa fiscalização é dever da Prefeitura. Com segurança é possível retornar sim”, finalizou a vereadora.
Assessoria da vereadora Lu Fachinelli
21/10/2021