Durante a sessão plenária desta segunda feira 9/8, a Vereadora e secretária da mesa diretora da Câmara Municipal Lu Fachinelli/PSL, saiu em defesa dos servidores do SAMU que não foram contemplados pelo executivo no projeto que melhora a remuneração da área da saúde, apenas Médicos receberiam o benefício.
“Entendo que a remuneração paga por plantão aos médicos na cidade deixa a desejar. Inclusive apontei o caminho pra melhorar quando votamos os plantões nas UBS. Por outro lado, os enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e as telefonistas do SAMU não tiveram qualquer valorização. A Lei Federal 173 permite isso e queremos que os servidores sejam tratados de forma equitativa, ainda mais quando trabalham na mesma equipe, como é o caso no SAMU. Ainda que não recebam por plantão como os médicos recebem, precisamos encontrar uma alternativa, que eu, diga-se de passagem, já tenho.” Na sequência, Lu Fachinelli solicitou ao líder do prefeito na CMU, que agende uma reunião em caráter de urgência com a Prefeita Municipal para ajustar o projeto ou mesmo encaminhar um projeto em simultâneo que venha a contemplar a totalidade do SAMU de Uberaba.
A reunião deverá ser agendada para os próximos dias e a vereadora espera que o projeto seja aperfeiçoado pelo Executivo. “Precisamos valorizar todos os profissionais de Saúde. O médico não chega ao atendimento sozinho, junto com ele tem o motorista e o enfermeiro os quais estão sujeitos aos mesmos riscos, seja na pandemia ou fora dela. Com boa vontade iremos construir esse projeto e valorizar os servidores da urgência e emergência do SAMU” finalizou a Vereadora.
ASSCOM- Lu Fachinelli