A vereadora Lu Fachinelli (União Brasil) apresentou no plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), na última sessão (28/08), o trabalho do Núcleo de Prevenção a Violência e Promoção da Paz (NUPAZ), destacando a relevância do desenvolvimento de políticas públicas focadas na prevenção da violência contra a mulher na cidade.
Para abordar as ações desenvolvidas e debater a temática, Lu Fachinelli convidou para compor a mesa Noemi Rocha Andrade, gerente do Centro Integrado da Mulher (CIM); Ana Maia, coordenadora de políticas públicas para as mulheres; e, o servidor, Mateus Carvalho Assunção de Lima, diretor de Vigilância em Saúde do NUPAZ.
A parlamentar uberabense destacou em sua fala inaugural que, apesar do Agosto Lilás estar chegando ao seu final, o enfrentamento da violência contra a mulher não pode terminar junto com o mês. “Esta precisa ser uma reflexão permanente”, frisou.
Noemi Rocha Andrade, do CIM, defendeu a importância da segurança mulher ser um trabalho desenvolvido em rede. Ainda de acordo com ela, a mulher que está sendo vítima de violência, “que precisa de ajuda, que deseja ser ouvida, pode contar com a equipe do Centro Integrado da Mulher”.
Ana Maia, coordenadora de políticas públicas para as mulheres, falou na sequência e reforçou a importância de ir para a rua informar a população sobre as políticas públicas de combate à violência doméstica e a necessidade de seguir em frente na luta por mais segurança para as mulheres uberabense.
Mateus Carvalho Assunção de Lima, diretor de Vigilância em Saúde do NUPAZ, enfatizou as falas anteriores e chamou a atenção para a necessidade de enfrentar de forma conjunta a violência contra a mulher, mas também outras formas de agressão, como a violência interpessoal, a violência no trânsito e a violência autoinfligida, como o suicídio, por exemplo.
Por fim, Lu Fachinelli agradeceu as parcerias e demonstrou sua disposição em seguir na luta, não apenas por mais reflexão acerca da necessária transformação social que levará a uma cultura da paz, mas também para efetivar ações indispensáveis para que a mulher conquiste a segurança e o respeito que merece.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
29/08/2023