Lu Fachinelli faz homenagem a mulheres que sobreviveram ao câncer de mama

29/10/2021 09:28

Compartilhar

A luta de muitas mulheres contra o câncer de mama, bem como a importância da prevenção, foram lembrados em uma emocionante homenagem realizada ontem (28) pela vereadora Luciene Fachinelli, durante a última reunião plenária do mês de outubro. Três mulheres do grupo “12 Guerreiras” representaram todas as 92 integrantes, que atualmente fazem parte do projeto. A prefeita Elisa Araújo estava presente no momento da homenagem.

Na ocasião foi lembrado também a importância do Outubro Rosa, data que é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Representando as “12 Guerreiras”, que é um nome simbólico, participaram da reunião Viviane Quirino, Cláudia Moutran e Sônia Aparecida Borges Machado, que contaram suas histórias de luta contra a doença e o exemplo para outras mulheres, de como é importante o auto exame e a vida após a cura.

“Foi um momento muito emocionante nesse meu primeiro ano de mandato. Sei da luta dessas mulheres, e só nós mulheres, sabemos o quanto essa doença é devastadora quando chega, seja no âmbito psicólogo, físico, espiritual e laboral. Mas tem cura! E temos que intensificar as políticas públicas nesse sentido de salvar vidas e recuperar a autoestima das mulheres uberabenses.  Convidei e fiquei muito feliz em receber minha mãe, Piedade Fachinelli, minha guerreira, que pela primeira vez pode me prestigiar aqui no plenário no exercício do meu mandato, tratando de um tema tão importante. Foi uma noite muito especial”, disse a vereadora.

Viviane Quirino destacou a importância de conscientizar as mulheres sobre a prevenção. Ela é uma das “12 Guerreiras”, que iniciou em 2015 um projeto com calendário social da revista Atma. “Foi tão importante que decidimos prosseguir com o projeto”, explicou. Ela foi diagnosticada com câncer de mama em 2010, e contou que após dias de tristeza, passou a lutar e conseguiu vencer a doença. “Eu aprendi muito e ganhei muito com ele”, disse, afirmando que hoje vive cada dia intensamente.

Claudia Moutran contou que descobriu o câncer de mama em 2014, através do auto exame. “O auto exame é muito importante e salva vidas”, disse. Ela aproveitou para pedir aos homens que incentivem as mulheres em suas vidas a fazerem o auto exame.

Segundo Claudia, ela procurou o médico ginecologista, que inicialmente disse que era um apenas um nódulo simples, e que o mesmo iria desaparecer. Mas como isto não aconteceu, ela procurou um mastologista e após vários exames a doença foi confirmada. “Se a mulher sentir que algo está diferente deve procurar ajuda médica imediatamente. Não esperem o câncer para valorizar cada momento, valorizar a vida. O câncer tem cura sim, é difícil e dolorido, mas sempre tem a esperança da cura”, afirmou Claudia.

Da mesma forma, Sonia Aparecida também descobriu o câncer através do auto exame, em 2014. Assim como aconteceu com Claudia, inicialmente o médico disse que o nódulo iria desaparecer. “Mas aconteceu o contrário e o nódulo aumentou muito, de 0,98cm passou para cada 2,5cm”, contou ela.

De acordo com Sonia, ainda foi abençoada, pois não precisou fazer quimioterapia, apenas radioterapia e nesta mesma época descobriu que seria avó, o que lhe deu ainda mais forças para lutar contra a doença. “Não deixem para depois, se cuidem agora. Nós somos a prova viva de que o câncer tem cura”, finalizou.

Segundo a vereadora Lu Fachinelli, as integrantes do “12 Guerreiras” receberam um certificado especial em alusão à moção oficial de aplausos ocorrida.

A homenagem também contou com uma apresentação musical de parte da Orquestra jovem do Colégio Tiradentes da PMMG, regida pelo Maestro sub tenente Willian Alberto de Souza, com as presenças das cabos Ruth Helena de Freitas e Anne Vitória, além de Émerson Duarte Lino no teclado, Emanuel Paniagua e Lucia Helena Maria vieira Alves da Silva no saxofone, Maria Cecília Cardoso Ferreira na percursão e Maria Eduarda de Jesus Nunes no acordeon.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
28/10/2021

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados