Lu Fachinelli propõe Comenda Juvenal Arduini para homenagear promotores dos Direitos Humanos

20/10/2022 12:03

Compartilhar

Projeto de Lei está em tramitação na Câmara Municipal e após aprovação, a comenda deverá ser conferida sempre no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos

Na ocasião em que Uberaba relembra a memória dos 10 anos de falecimento do monsenhor Juvenal Arduini (+1918/2012*) a vereadora Lu Fachinelli (União Brasil), protocolou projeto de Lei na Câmara Municipal de Uberaba propondo a criação da Comenda Juvenal Arduini em defesa dos Direitos Humanos e Cidadania. Na proposição, a vereadora lembra o importante papel do sacerdote em defesa dos Direitos humanos e do exercício contínuo da Cidadania durante décadas bem como suas obras literárias.

Juvenal Arduini foi um dos fundadores da Academia de Letras do Triangulo Mineiro e ocupou uma de suas cadeiras até o seu falecimento. Entre suas obras se destacam centenas de artigos literários e livros como “Horizonte da Esperança”, “Estradeiro”, “Homem–Libertação Antropologia: Ousar para Reinventar a Humanidade Hermenêutica”.

“Estou muito feliz em poder apresentar este projeto que homenageia o Monsenhor Juvenal Arduini. Ele que tanto lutou por décadas e gerações por um mundo mais justo e mais humano, merece que essa honraria imortalize seu nome perante o clero local e toda sociedade. O trabalho do Monsenhor diante dos jovens deixou uma lacuna desde sua morte, em especial junto aos universitários a quem ele tanto se preocupava. Sua missa semanal no Hospital São Domingos era exemplo de inclusão, de defesa da vida e de compartilhamento e respeito aos menos favorecidos, sem falar de sua grande obra na ALTM”, disse.

De acordo com o projeto, a homenagem será efetivada anualmente no dia 10 de dezembro- Dia Internacional dos Direitos Humanos e cada vereador fará a indicação de uma pessoa, cabendo a arquidiocese local a indicação de 3 pessoas com o mesmo objetivo.

“Precisamos recuperar a alegria em viver pacificamente. O Brasil e o mundo têm dado demonstrações tristes de violação dos direitos humanos. A Guerra da Ucrânia é um exemplo internacional de banalização da vida, a violação dos direitos indígenas e povos originários é um triste exemplo do Brasil que afeta não só a vida daquelas aldeias como nossa economia perante a comunidade internacional. Além disso, diariamente, temos inúmeros exemplos, próximos, de outras violações que têm crescido assustadoramente, seja na violência contra mulheres, no combate ao racismo e outras frentes. Precisamos conscientizar as pessoas que o bem deve prevalecer sempre, e Monsenhor Juvenal nos mostrou isso como poucas pessoas”, finalizou a vereadora autora da proposição.

Departamento de Comunicação

Uberaba 19/10/2022

 

 

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados