Lu Fachinelli propõe que “Pastel da Feira” se torne Patrimônio Histórico e Cultural da cidade

12/03/2024 15:12

Por intermédio do Requerimento 327/2024, a vereadora Lu Fachinelli (União Brasil) apresentou solicitação ao presidente da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), vereador Fernando Mendes, para submeter proposta ao Plenário visando aprovar o envio de ofício à Prefeita Municipal, Elisa Araújo (Solidariedade) com o objetivo de tomar providências para declarar o "Pastel da Feira" como patrimônio histórico e cultural do município.

Em sua justificativa, Lu Fachinelli defendeu que o pastel da feira de Uberaba é uma iguaria tradicional que está profundamente enraizada na identidade local. Para a parlamentar, “ao reconhecê-lo como patrimônio cultural, a cidade estaria celebrando uma parte importante de sua história e cultura gastronômica”.

Lu Fachinelli também chamou a atenção dos demais vereadores para o aspecto econômico da iniciativa, pois ao conceder o destaque de patrimônio cultural para o pastel da feira de Uberaba, a cidade poderia “receber mais turistas interessados em experimentar essa iguaria única, o que contribuiria para impulsionar o turismo gastronômico na região, gerando muitos benefícios para o município”.

O vereador professor Wander, destacou a relevância do requerimento da parlamentar e solicitou para assinar com ela a proposta, que uma vez aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) será oficiada à chefe do Executivo uberabense para análise e providências decorrentes.

Jorn. François Ramos

Dep. Comunicação da CMU