O presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agronegócio, vereador Luiz da Farmácia, participa do 4º Congresso de Cacauicultura realizado na cidade de Barreiras, região Oeste da Bahia. A comitiva uberabense busca mais conhecimento sobre a cultura, que foi melhorada ao longo dos anos e está sendo cultivada no cerrado do estado vizinho, em bioma similar. A cultura se apresenta como alternativa rentável e atrativa para produtores com áreas reduzidas.
Na quinta-feira (10), foi realizada a abertura do congresso com a participação de diversos produtores, lideranças políticas e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O vereador lembrou que, até formar a comitiva para ir ao evento, videoconferências e outras reuniões já animavam os envolvidos, e ver de perto a realidade é fundamental. “Estar aqui, falar com os produtores locais, ver que a produção do cacau no cerrado hoje é uma realidade, nos anima ainda mais. Tivemos diversas tratativas até decidir vir aqui, e participar desse evento é muito bom para levar essa alternativa para Uberaba e levar um pouco de conhecimento também”, detalha.
A palestra de abertura teve a temática Terra, água e dados: a nova força do Brasil irrigado na agricultura mundial, com o diretor da Rain Bird, Giacoia Neto; a segunda palestra tratou sobre as perspectivas para o crescimento da cacauicultura no Brasil, com o professor da USP para cacau e proteínas, Laerte Moraes; e, fechando o dia, teve palestra com o coordenador de Pesquisa e Inovação da Ceplac, Paulo Marrocos, sobre diretrizes para o fortalecimento estratégico da cadeia produtiva do cacau no Brasil.
A comitiva uberabense é composta ainda pelo presidente do Sindicato Rural, Vinícius Rios, Romeu Borges e José Puertas Zafra, diretores do SRU, Vinícius Filla, pesquisador da Fazu, e Mário Palmério.
Luiz Gustavo Rezende
Dep. Comunicação da CMU