Após ser procurado por diversos profissionais da Educação Física e por pessoas que desenvolvem atividades físicas e similares em Uberaba, o vereador Luizinho Kanecão protocolou na Câmara Municipal, projeto de lei de número 154/2021, que tem a finalidade de tornar essencial no município de Uberaba as atividades físicas, assim como os serviços prestados por academias de ginástica e demais segmentos.
Conforme o atual decreto da onda roxa, imposta pelo governo estadual, as pessoas ficaram proibidas de caminhar nas ruas e até mesmo de praticarem exercícios físicos em complexos poliesportivos, assim como nas academias, sobre a alegação de aglomeração, o que tem elevado os índices do vírus da Covid-19.
O projeto de lei, tem a intenção de reestabelecer e garantir a essencialidade dos serviços prestados por academias de ginástica e similares, a prática da atividade física, bem como da utilização dos espaços públicos específicos para esse fim, contribuindo com a saúde da população.
A atividade física é um elemento determinante e condicionante para evitar diversas doenças. É de conhecimento dos profissionais da saúde que a prática de exercícios físicos é indispensável e fortalece o sistema imunológico. Estar ativo é algo essencial para a saúde física, mental e emocional.
"Desde o início da pandemia, diversos empresários e pessoas ligadas a esse segmento estão sofrendo as consequências da pandemia, de portas fechadas, sem poder trabalhar. Eles permaneceram por muitos meses de portas fechadas, voltaram a funcionar, e novamente estão sendo prejudicados. As pessoas que praticam atividades físicas também estão sendo prejudicadas, tendo em vista a proibição dos exercícios físicos nas praças e vias públicas. Com cuidado e seguindo as normas do último decreto municipal, é possível sim manter todas essas atividades liberadas", afirmou Kanecão.
O projeto será apreciado em plenário e, para ser aprovado, precisa de 11 votos favoráveis dos 21 parlamentares.
Assessoria do vereador
Uberaba 13/03/2021