O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Ismar Marão, cobra informações do Poder Executivo sobre obras da cidade, assim como possíveis problemas com perdas de prazos para utilizar verbas a elas destinadas. Ele, inclusive, explicou ter chegado ao seu conhecimento que estaria ocorrendo problemas em convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, o que também poderia atrapalhar o andamento de projetos na cidade.
Um dos questionamentos é sobre o andamento das obras de reforma da quadra esportiva localizada na Praça Magalhães Pinto (Praça do Quartel). “O recurso necessário para realização dessa obra, no valor de R$ 250 mil, foi conseguido por meio de minha ação junto ao então deputado federal, Marcos Montes Cordeiro, o qual destinou a emenda parlamentar para custear essa obra”, explicou o vereador.
A verba foi conseguida em 2018 e o vereador está preocupado com a informação que recebeu sobre a possível perda de prazo para o Município utilizar o recurso. Segundo Marão, a conclusão desta obra é de suma importância, pois a comunidade terá mais uma opção de praticar esportes, melhorando a qualidade de vida.
Também na área esportiva, outro requerimento de autoria do presidente busca informações sobre o andamento da obra e/ou licitação referente a quadra de ginástica (rítmica e artística), que será construída na sede da Fundação de Esportes e Lazer (Funel). Neste caso, o recurso necessário para a construção, no valor de R$ 700 mil reais, também foi conseguido por meio de parceria entre Marão e o ex-vereador Agnaldo Silva, junto ao ex-deputado federal Marcos Montes, que destinou a emenda parlamentar no ano de 2020.
Neste caso, a Prefeitura também teria perdido o prazo para utilizar a verba, conforme comentou o presidente. Para reverter a situação, estaria dependendo de uma negociação entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.
De acordo com Marão, as duas obras (praça do Quartel e Funel) chegaram a ser licitadas no governo Paulo Piau, porém, a empresa vencedora pediu posteriormente correção de valores e como isto não aconteceu, a mesma apresentou a carta de desistência no início do atual governo.
O presidente também quer saber sobre o término da segunda fase da obra do Centro Especializado de Reabilitação/CER II - "Maria Augusta Monteiro", localizado no bairro Tancredo Neves. Marão destacou que a conclusão da obra é imprescindível para atender Uberaba e também a região, pois no local deverão ser oferecidos serviços para pacientes em reabilitação física, intelectual e ostomizados, com previsão de atendimento na primeira etapa de pessoas que se encontram em restabelecimento físico, com disponibilização de fisioterapia, terapias ocupacionais e fonoaudiologia.
Em uma segunda etapa, estão previstos atendimentos voltados à reabilitação de ordem intelectual, com foco em pessoas que possuem transtorno do espectro autista.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
17/02/2022