Projetos de autoria do presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Ismar Marão, vão homenagear duas pessoas com nomes de logradouros públicos, ou seja, praça, rua ou avenida da cidade. Entre os homenageados, o policial civil Nelson Pinto Júnior, que faleceu por complicações da Covid-19 no dia 4 de maio de 2021.
Os projetos foram aprovados na noite da última segunda-feira (02), durante a primeira reunião ordinária do mês de maio. Marão lembrou que Nelson também trabalhava no Detran, era maçom e também prestava relevantes serviços sociais em asilos. “Ele era uma pessoa muito querida, não apenas na Polícia Civil e na maçonaria”, afirmou o vereador.
Nelson ou Nelsinho, como era conhecido, exercia a função de escrivão no 15º Departamento de Delegacia de Polícia Civil e também trabalhou como examinador do Detran. Além disso, foi candidato a vereador em duas ocasiões, porém não conseguiu se eleger. Ele também exerceu a função de presidente de associações de bairros e de outras entidades do terceiro setor.
De acordo com Marão, ele está conversando com a prefeita Elisa Araújo sobre a possibilidade de colocar o nome de Nelson na Área de Preservação Permanente (APP) do bairro Tancredo Neves. “Nada mais justo, uma vez que ele tanto lutou por aquele bairro”, argumentou Marão.
Outro nome aprovado pelos vereadores foi o de Francisca Vieira de Faria. Ela era dona de casa, natural de Uberaba e casada. Seu falecimento ocorreu em outubro de 2021, aos 93 anos de idade, deixando cinco filhos, seis netos e sete bisnetos.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
03/05/2022