A Câmara Municipal aprovou, na segunda-feira (17), projeto que versa sobre a ‘Maratona Triângulo Mineiro de Mountain Bike’, a ser realizada, anualmente, no mês de setembro. O evento será incluído no Calendário Popular de Uberaba.
O autor do projeto, vereador Anderson Dois Irmãos, afirmou que a proposta reconhece oficialmente a competição, que contribui para o desenvolvimento esportivo, social, turístico e econômico da cidade. “O evento teve início em 2015, em um momento em que Uberaba, há muitos anos, não sediava competições da modalidade. Ele nasceu de uma iniciativa esportiva e comunitária, idealizada por ciclistas locais, em especial por Ronaldinho e Lelin, proprietário da loja Lelin Bikes, com o intuito de resgatar o ciclismo de montanha na cidade e oferecer uma nova experiência de lazer e esporte à população”, contou.
Sua primeira edição ocorreu nas dependências do Pesque Pague Alegria, reunindo cerca de 200 atletas. O grande diferencial do evento foi sua proposta inovadora: integrar esporte, família e lazer em um mesmo espaço. “Nos anos seguintes, o evento se consolidou, e, em 2016, o ‘Desafio Triângulo de Mountain Bike’ foi oficialmente criado e passou a ser realizado em Peirópolis, ampliando sua estrutura e visibilidade. Em 2018, antes da pandemia, a competição atingiu seu auge, com etapas realizadas em Araxá, Uberaba e Sacramento, reunindo entre 400 e 500 atletas por prova, além de grande público espectador. Com o reconhecimento regional, o evento se tornou a maior competição de Mountain Bike do Triângulo Mineiro em âmbito municipal, sendo superado apenas por Araxá, que sedia etapas da Copa do Mundo e da Copa Internacional de Mountain Bike. Em suas edições, o Desafio Triângulo movimentou significativamente o turismo esportivo da cidade, atraindo mais de 20 cidades participantes, entre 300 e 500 atletas, e um público estimado em 2.500 pessoas, entre competidores, familiares e espectadores”, finalizou Anderson.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
18/11/2025






