Marcos Jammal está fazendo a entrega de outras cinco toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade em Uberaba. Com isso, ele conseguiu distribuir 10 toneladas em alimentos somente no primeiro semestre.
Desde o primeiro mês de mandato, o vereador realiza a ação que tem como objetivo amenizar a situação de milhares de pessoas que estão em condição de insegurança alimentar em Uberaba.
O trabalho é contínuo e deve permanecer enquanto perdurar o período de calamidade pública em razão da pandemia. Em março, Marcos Jammal entregou a primeira remessa, que totalizou cinco toneladas de alimentos à população carente do município e, está fechando o primeiro semestre com dez toneladas de alimentos arrecadados, para serem doados. “É preciso minimizar este grave problema, que é a fome. Muitos uberabenses não têm comida na mesa e não tem a quem recorrer. É uma triste realidade que se agravou com a pandemia”, diz.
Os alimentos são adquiridos com parte do salário do vereador e ainda com a contribuição de uma rede de amigos. “É uma corrente solidária que não para de crescer”, diz Marcos Jammal.
A distribuição das cestas básicas é feita em bairros periféricos da cidade, através do Gabinete Móvel.
Os alimentos são destinados a famílias em condições de insegurança alimentar, de extrema vulnerabilidade, previamente cadastradas através do aplicativo de Marcos Jammal.
Pesquisa - Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) e publicado pela Agencia Brasil, nos últimos meses do ano passado 19 milhões de brasileiros passaram fome e mais da metade dos domicílios no país enfrentou algum grau de insegurança alimentar.
Pelo levantamento, estima-se que 55,2% dos lares brasileiros, ou seja, 116,8 milhões de pessoas, conviveram com algum grau de insegurança alimentar no final de 2020. Destes, 9% vivenciaram insegurança alimentar grave, isto é, passaram fome, nos três meses anteriores ao período de coleta, feita em 2.180 domicílios, em dezembro de 2020.
Assessoria do Vereador
Uberaba 10/06/2021