Vereador Marcos Jammal aprovou, nesta segunda-feira (2), em sessão plenária, projeto de lei que inclui no Calendário Popular, o Dia do Artista de Rua, em Uberaba.
A data para a comemoração será no dia 5 de novembro, coincidindo com o Dia Nacional da Cultura que foi criado com objetivo de divulgar as culturas regionais do país.
De acordo com Marcos Jammal, a proposta do PL é reconhecer o trabalho destes artistas, que levam a cultura para as ruas e trabalhar para que este tipo de arte seja reconhecido pelo Poder Público. “Por isso contamos com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Cultural, para que seja feito um trabalho de reconhecimento e de cadastramento destes profissionais.
Segundo ele, esta forma de cultura está se propagando pelas ruas da cidade e leva um pouco de entretenimento às pessoas e, ao mesmo tempo, é uma forma de sobrevivência de artistas que muitas vezes, não tem outras oportunidades de mostrarem seu trabalho.
Marcos Jammal também salienta que são poucos os que estão nas ruas com outras intenções. “Assim como em qualquer atividade, a grande maioria é formada por pessoas de bem”, acrescentou.
Ainda segundo o vereador, a proposta vai contribuir de uma forma efetiva com essa classe de artistas, dignificando suas diferentes formas de expressões culturais.
O Projeto de Lei contou com a assinatura da vereadora Rochele Bazaga, que destacou a importância de olhar sem preconceito para os artistas de rua. “Não podemos nos nivelar por baixo. Os artistas de rua realizam um trabalho sério e precisamos reconhecer esta forma de cultura”, destacou.
O PL foi aprovado por unanimidade, com vinte votos e segue para sanção do Poder Executivo.
Assessoria do Vereador