Em virtude da pandemia, Marcos Jammal solicitou à prefeita Elisa Araújo a suspensão do corte ou interrupção do fornecimento de água por um período de seis meses para cidadãos inadimplentes com a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas de Uberaba). Requerimento foi apresentado nesta segunda-feira (22) em sessão legislativa e aprovado por unanimidade.
De acordo com vereador, a pandemia fez com que muitos uberabenses perdessem o emprego e, com a queda da renda estão sem condições de arcar com as despesas familiares, o que inclui a tarifa de água e esgoto. Além disso, Marcos Jammal ressalta que a água é um bem essencial à vida.
No mesmo sentido, também por requerimento aprovado em plenário, Marcos Jammal solicitou à prefeita fazer o religamento dos cortes de fornecimento de água efetivados pela autarquia à cidadãos inadimplentes.
Em outro requerimento, ele solicita a isenção do pagamento da tarifa de água e esgoto aos comerciantes e microempreendedores individuais, pelo período de 60 dias. Segundo o vereador, os comerciantes/microempreendedores foram duramente atingidos pela atual situação da pandemia, que forçou o fechamento dos estabelecimentos comerciais para conter o avanço da Covid-19.
O quarto requerimento, também aprovado em sessão legislativa, solicita a isenção da tarifa de água e esgoto para bares e restaurantes por um período de noventa dias.
Marcos Jammal lembrou que assim como o comércio, bares e restaurantes estão fechados, atuando somente por delivery e retirada, o que impacta todo orçamento.
*Assessoria de Imprensa Marcos Jammal