O Poder Legislativo rejeitou ontem (18) a proposta de homenagear o governador Romeu Zema, indicado pelo vereador Almir Silva para receber a Medalha Major Eustáquio. Onze parlamentares votaram a favor da concessão da medalha, maior honraria municipal, ao governador, porém eram necessários 14 votos para sua aprovação.
Vários vereadores manifestaram opiniões sobre a entrega da honraria ao governador. Almir iniciou os pronunciamentos justificando sua indicação. “O governador sanou as dívidas deixadas por seu antecessor e tem sido correto com os servidores público”, disse.
Já Túlio Micheli lembrou das demandas uberabenses não atendidas pelo chefe de Estado. “Não me furtaria de posicionar favorável ao projeto, desde que o governador fizesse jus ao diploma de tal honraria, que homenageia pessoas que mereçam destaque por suas ações na promoção do nome de Uberaba. A MG 2595 está parecendo um queijo suíço, o anel viário está em situação lamentável, e o Estado deve mais de R$ 90 milhões aos cofres do munícipio. Não posso oferecer tamanha honraria para um governador que virou as costas para Uberaba”, falou.
Cabo Diego Fabiano, também contrário à homenagem, lembrou de compromissos feitos pelo governo relacionados à segurança pública, como a recomposição salarial para os servidores da área.
Houve divergência sobre o número de votos necessários para a aprovação do projeto, pois o painel e a pauta apontavam a necessidade de dois terços dos presentes [seguindo o Regimento Interno], enquanto que a Procuradoria da Casa entendia que a votação deveria ser por maioria simples [resolução específica sobre a Medalha Major Eustáquio]. A regra aplicada no momento poderia mudar o resultado da votação. Entretanto, o presidente da Mesa Diretora, Ismar Marão, entendeu que a votação deveria seguir o Regimento da Casa [dois terços dos presentes]. Foram favoráveis à homenagem Almir Silva, Anderson 2 Irmãos, Baltazar da Farmácia, Denise da Supra, Pastor Eloisio, Fernando Mendes, Luizinho Kanecão, Lu Fachinelli, Marcos Jammal, Samuel Pererira e Professor Wander.
Homenagens - Projeto de Resolução nº 50/21, de autoria do presidente da Câmara, Ismar Marão, foi sobrestado para ser votado em outra oportunidade, e o de nº 36/21, de Marcos Jammal, que declara Cidadão Uberabense Ahmad Khamis, foi aprovado.
Jorn. Karla Ramos / Dep. Comunicação da CMU / 19/10/2021