O Moçambique Zumbi dos Palmares está promovendo uma ação social para comemorar a libertação dos escravos que acontece no dia 13 de maio. O objetivo é arrecadar alimentos tanto para o Moçambique, onde os integrantes que participam do cortejo possam receber um reforçado e abençoado café da manhã e almoço e também arrecadar cestas básicas para doar a comunidade negra que são mais vulneráveis, de acordo com dados apontados em vários índices estatísticos.
Para o Ganga Muquixe, considerado General José Reinaldo Teixeira, a bandeira Zumbi dos Palmares é levantada sendo maisum instrumento de resistência da comunidade negra. “Nós integrantes desse Moçambique temos que cuidar de pessoas tanto espiritualmente como socialmente. Há muitos anos, fomos libertos sem direitos. Não existia políticas públicas para os negros e o caso ainda caminha em passos lentos. Prova disso, é que até os dados sobre violência contra a mulher é maior entre as negras, desemprego e até dados sobre a Covid-19 é maior entre os negros, que após tanto tempo, ainda continuam sendo hostilizados pela sociedade. Por isso, decidimos fazer essa campanha. E o que nos for doado em excesso, vamos distribuir para as famílias carentes que após a pandemia, estão passando por grande dificuldade e que o Moçambique Zumpi dos Palmares não é só um grupo cultura, mas também um grupo de ações sociais”.
Toda a população Uberabense pode contribuir doando arroz, feijão, carnes, salsicha, macarrão, café, maionese, margarina, batata, cenoura, alface, beterraba, cebola, maionese, suco, achocolatado, leite, pães, bolachas, biscoitos, sal, temperos em geral, salsinha, cebolinha, refrigerante, óleo.
Quem puder contribuir, pode entrar em contato pelo telefone e whatsapp (34) 99205-7143 ou 99862-9433 que iremos buscar, ou pode ser entregue na Rua Noruega 415, Boa Vista em qualquer horário.
Zumbi por todo e todos por um.
Estagiaria Rayane Morais
Departamento de Comunicação CMU
10/05/2022