A vereadora Denise da Supra demonstra preocupação com a mudança de endereço do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Dr. Inácio Ferreira, que voltará a ocupar sua antiga sede localizada no bairro Elza Amui.
Segundo a vereadora, que apresentará documento em plenário sobre o assunto, o antigo endereço do Centro já está passando por reforma. “Mas acredito, que a mudança trará prejuízos para a população. Aqueles pacientes que frequentam o local, possivelmente, terão seus planos terapêuticos revistos, pois a nova sede não comportará o número de atendimentos diários feitos hoje pelo CAPS do Frei Eugênio. São realizados, em média, 100 atendimentos/dia. Com a mudança, esses atendimentos serão reduzidos pela metade, haja vista que a sede do bairro Elza Amui é pequena e não comporta grande número de pessoas. Até mesmo a quantidade de profissionais que presta serviços no Centro terá que ser reduzida, suponho”, contou a vereadora.
Outro ponto que tem preocupado os pacientes, de acordo com Denise, é o acesso ao transporte coletivo. “O atual CAPS, localizado no bairro Frei Eugênio, é próximo ao terminal de ônibus, o que facilita o deslocamento desses pacientes. Outra preocupação é com relação à estrutura. O atual CAPS comportaria funcionamento de 24 horas e até mesmo internação, caso houvesse entendimento da Prefeitura em realizar tais readequações.”
Para Denise, saúde mental é um tema que merece atenção e tratamento sério. “A sede atual do CAPS é grande e possui área verde, oferecendo aos pacientes e profissionais um bom espaço para desenvolverem suas capacidades de maneira eficiente. Hoje, ele recebe pacientes de várias instituições, mas será que futuramente esses pacientes continuarão com seus atendimentos?”, questiona a parlamentar, que cobrará em plenário respostas da Secretaria de Saúde sobre o assunto.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
30/05/2023