Que a comunicação ficou dinâmica diante da evolução da internet não há dúvidas. Mas, como essa evolução está afetando o jornalismo profissional? Um celular na mão é hoje suficiente para que as redes sociais estejam lotadas de acontecimentos, sejam eles boatos ou não, estão lá. Esses conflitos da comunicação serão abordados na entrevista com o jornalista Lúcio Castellano, que vai ao ar no Programa Movimento, da TV Câmara – 61,3, nesta sexta-feira (26/7), a partir das 19 hs. A entrevista também poderá ser conferida na página Evacira Coraspe no Youtube, após sua exibição na TV digital.
Jornalista, radialista e publicitário, com registro profissional nas três áreas, Lúcio atualmente, é assessor de Imprensa da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), desde março de 1989; e assessor de Comunicação da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião o Vale do Rio Grande), desde março de 2013. O jornalista fala também sobre as discrepâncias na profissão e sobre sua jornada antes e depois da exigência do diploma. Com apenas 13 anos de idade, teve seu primeiro emprego na Rádio Sete Colinas, em 1968, na função de porteiro e ali se apaixonou pelo rádio.
Um dia, teve uma participação ao vivo, no programa do radialista João Batista Rodrigues, na Rádio Sociedade de Uberaba, e acabou caindo nas graças do apresentador, que disse ter gostado da sua voz. Logo seria contratado por aquela emissora. Passou, ainda, pela Rádio Sete Colinas, desta vez como radialista. Foi também repórter e redator dos Jornais Lavoura e Comércio e Jornal da Manhã. Lúcio também conta sua experiência em campanhas políticas.
Jorn. Renata Tomazini
24/07/2019