A convite do presidente da Mesa Diretora, Ismar Marão, os organizadores da Copa Inter Atléticas - CIA, o maior evento universitário esportivo do Brasil, estiveram presentes na sessão plenária de ontem (09) para uma breve apresentação do evento, que surgiu em 2015, quando as empresas Open Mind e Batista & Bertolucci se fundiram na EXP Produções.
Marão iniciou ressaltando a importância da empresa idealizadora da CIA para Uberaba, destacando sua contribuição na geração de emprego e renda, e seu impacto positivo nas áreas do esporte, lazer e educação. “Lançamos o evento em 2015, e hoje é o maior evento universitário do Brasil. Apesar das atrações musicais, a festa tem como coração o esporte, com disputas em 30 modalidades durante 4 dias, e reunindo cerca de 30 mil participantes. São 130 atléticas que participam do projeto, 57 delas disputam esportivamente e o restante são convidadas. Quero enfatizar que nosso evento tem todo esse sucesso por conta de todas as praças e estruturas públicas da cidade colocadas à disposição da CIA. Inexiste em Minas Gerais uma estrutura à nossa disposição como a ofertada pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer - Funel, onde conseguimos concentrar uma competição em local com quadras, piscinas e campo de futebol”, disse Alaor Ribeiro Neto, organizador da CIA.
Com relação à contrapartida ao município, Alaor revelou que, nessa última edição, foram cerca de R$ 135 mil investidos em melhorias de espaços públicos da cidade.
A festa também promove importantes ações sociais. Há quatro anos, o evento realiza o Desafio CIA, competição entre as 130 atléticas participantes do projeto, que arrecadam alimentos, roupas, livros, brinquedos, ração, itens de higiene e limpeza destinados a diferentes instituições e causas sociais.
Além da responsabilidade social, as questões que envolvem a preservação ambiental também têm sido uma preocupação dos organizadores. “Somente na CIA, estimamos a utilização de 1 milhão de copos descartáveis por edição do evento. Depois que implantamos, há quase 8 anos, o Eco Copo (copos reutilizáveis) conseguimos diminuir 80% o lixo gerado durante a festa. Toda a coleta de material reciclável fica sob a responsabilidade da cooperativa Cooperu, de Uberaba”, contou Alaor Ribeiro.
Um estudo recente realizado pelos organizadores mostra que foram injetados R$ 35 milhões na economia de Uberaba, incluindo gastos com alimentação, hospedagem e entretenimento feitos pelos atletas e demais participantes do evento, realizado sempre no Centro Park.
Alaor e Felipe Reis Garcia, que também esteve presente na sessão, foram elogiados pelos vereadores pelo trabalho realizado e pela contribuição ao desenvolvimento de iniciativas que beneficiam a cidade. O vereador Tulio Micheli sugeriu aos promotores que, numa próxima edição do evento, seja pensado algo para inclusão do público neurodiverso.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
10/09/2025