O Parlamento Jovem realizou nesta quarta-feira (04) mais uma etapa do projeto no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba. O evento contou com as participações de alunos da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Colégio Tiradentes e Colégio Marista Diocesano.
Este ano já foram realizadas oito oficinas, quando foram discutidos temas como o Processo Legislativo, Organização do Estado, Cidadania, Ética e o tema principal de 2018, a Violência Contra a Mulher.
Nas oficinas foram elaboradas 14 propostas, as quais foram debatidas e votadas nesta quarta-feira. O documento base foi dividido em três subtemas: violência doméstica e familiar, violência contra a mulher nos espaços institucionais de poder e violência sexual.
As seis propostas aprovadas serão levadas para a Plenária Regional, que vai acontecer no dia 8 de agosto, na cidade de Uberlândia. O evento da cidade vizinha vai contar com a participação de 14 estudantes uberabenses.
A Regional de Uberlândia vai reunir representantes de seis cidades do Pólo Triângulo. Na oportunidade serão aprovadas as propostas regionais, que vão ser apresentadas na etapa estadual, a qual acontecerá no mês de setembro, em Belo Horizonte. A etapa estadual vai contar com a participação de dois alunos de Uberaba.
O Parlamento Jovem de Minas completa 15 anos em 2018. O programa de formação política é voltado aos estudantes do ensino médio, criando a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação, que contribuem para sua formação política.
É uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
04/07/2018