Pessoas desaparecidas
Afrânio tenta viabilizar programa
Com a aprovação, no ano passado, da Lei que estipula a divulgação de nomes e fotos de pessoas desaparecidas através da TV Câmara, o vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP), autor da Lei, agora busca sua viabilização. O parlamentar tem encaminhado ofícios aos departamentos inerentes da Polícia Civil de Minas Gerais, bem como juntado informações sobre entidades e sites que tratam do tema.
Assim que as solicitações do parlamentar, em torno da liberação de dados oficiais sobre os desaparecidos, forem atendidas, a divulgação será feita pela TV Câmara, tanto na abertura, quanto no encerramento das transmissões.
“Não adianta divulgarmos dados aleatoriamente. Estamos buscando informações e material nos órgãos oficiais que tratam esta questão, como por exemplo, a Polícia Civil. Tenho feito contatos e encaminhado ofícios, juntamente com a Legislação Municipal, solicitando a liberação das informações. Nossa intenção é ajudar a população e, claro, os órgãos de segurança que cuidam destas questões”, explicou o vereador, que afirmou ainda, acreditar que no próximo mês a TV Câmara já dê um formato para esta apresentação em sua programação.
Afrânio lembrou ainda, que este trabalho deveria ser feito por todas as TV’s do País, visto que, segundo dados da Associação Brasileira de Busca e Defesa das Crianças Desaparecidas, mas de 200 mil pessoas desaparecem no Brasil por ano, sendo que deste total, aproximadamente 40 mil são crianças e adolescentes. “O Poder Legislativo Municipal está fazendo sua parte. Temos que lembrar que destas 200 mil pessoas, apenas 10% a 15% retornam para seus lares e isso é muito pouco. Minha expectativa é que em breve tenhamos as informações necessárias para fazer a divulgação, lembrando inclusive que, constantemente, estes órgãos devem atualizar os dados liberados”, explicou.