O vereador Samuel Pereira apresentou Projeto de Lei para homenagear o Pastor Paulo Maria da Silva, cujo nome poderá ser utilizado em praça, rua ou avenida da cidade. A matéria foi aprovada na última segunda-feira (12).
Paulo Maria da Silva foi membro da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, além de fundador, pastor e presidente da Igreja Assembleia de Deus Ministério Koinonya. Era conhecido pelo empenho na construção e reforma de templos na comunhão cristã evangélica pentecostal.
Além disso, o homenageado fundou o primeiro templo religioso evangélico no Jardim Canadá, além de deixar outras obras voltadas para os fiéis. Também trabalhou como sapateiro, pedreiro, padeiro, vendedor, trabalhador rural, comerciante e empresário.
Paulo nasceu em Conceição das Alagoas e teve seis irmãos. Aos 13 anos de idade mudou-se para Uberaba, onde permaneceu de 1953 a 1955, quando se mudou para a cidade de Uberlândia, permaneceu até 1957, quando migrou para Santa Helena (GO), onde permaneceu por quatro anos, e teve seu primeiro contato coma doutrina evangélica.
Em 1962 Paulo retornou para Uberaba, onde residiu no bairro Santa Maria. Em 1968, casou-se com Eunice Miranda da Silva (in memoriam), com quem teve seis filhos, Miriam, Moisés, Wellington, Eliel, Paulo e Priscilla.
Estudou e se formou na Escola Estadual Professor Chaves em 1972 e em seguida realizou o curso básico e médio de Teologia, na Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus. Em 1975, foi consagrado ao cargo de diácono e posteriormente ao cargo de presbítero. Mais tarde, em 1980, ocupou a função de dirigente das congregações, onde alavancou na área da construção civil, o processo de construção e reformas das Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus Missão, nos bairros Santa Maria, Santa Marta e Residencial Estados Unidos.
Em 1988 Paulo retornou para o Estado de Goiás, vindo a residir na Capital Goiânia, onde atuou como membro da Igreja Assembleia de Deus Missão de Goiânia. No ano seguinte retorna a Uberaba, onde fez parte do Ministério da Igreja Assembleia de Deus de Madureira, desenvolvendo a construção de um templo no bairro Universitário, atuando como fundador.
Passou por outras igrejas da cidade, até 2021, quando faleceu aos 81 anos, deixando 12 netos.
Retirados - Outros quatro projetos que estavam a pauta da última reunião do mês de agosto não foram aprovados. O PL 369/23 (vereadora Denise da Supra), que trata da substituição gradativa dos veículos de tração animal no município, foi sobrestado pela autora, assim como o PL 412/23, de autoria do vereador Marcos Jammal, que fala sobre a criação e fornecimento de pulseira com identificação para pacientes com doença de Alzheimer no âmbito do município.
O vereador Caio Godoi pediu vistas do PL 530/23, de autoria do vereador Eloísio, que propõe a leitura bíblica nas escolas públicas e privadas, enquanto o vereador Luizinho Kanecão pediu vistas do PL 61/24, de autoria da vereadora Luciene Fachinelli, o qual institui diretrizes à política municipal de prevenção a morte súbita, tratamento e acompanhamento cardiológico no âmbito do município.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
13/08/2024