Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão ser vacinadas em casa. Conhecedor dos problemas enfrentados por quem tem o TEA, o vereador Tulio Micheli apresentou um Projeto de Lei que trata do assunto. A votação pelo Plenário, na Câmara Municipal de Uberaba, aconteceu na última quinta-feira (5).
Segundo Tulio, que sempre apresenta projetos voltados para portadores do autismo, a Secretaria Municipal de Saúde já havia sinalizado com essa possibilidade, e ele então decidiu se antecipar e apresentar o PL. A intenção é garantir a acessibilidade aos serviços de imunização de forma adequada e respeitosa às necessidades desse público.
Conforme o projeto, a imunização em casa, através de profissionais de saúde devidamente capacitados e treinados, deverá acontecer quando o portador do transtorno não puder se deslocar até um posto de vacinação devido a suas características individuais, necessidades de saúde ou condições especiais.
Com a aprovação do Legislativo, o projeto segue para a avaliação da prefeita Elisa Araújo, que pode ou não sancionar o mesmo.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
06/12/2024