A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou, na manhã desta terça-feira (9), projeto que altera Lei Municipal que institui o programa “Cidade Limpa e Arborizada”. A proposição, de autoria do vereador Agnaldo Silva (PSD), visa a estimular a conscientização da população sobre os efeitos do lixo e da poluição nas cidades.
De acordo com o projeto, as ações deverão ser estendidas às escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio, através de palestras e outros meios de comunicação. “Os recursos para a realização das campanhas serão angariados por meio de dotações orçamentárias próprias e/ou aberturas de créditos especiais”.
Aguinaldo Silva destacou a importância de o município dispor de políticas públicas para limpeza e arborização da cidade. “Houve falta de planejamento sobre o assunto, e, consequentemente, isso hoje reflete em mal-estar para a população”, justificou o parlamentar, defendendo, também, a normatização da poda e das espécies das árvores.
O presidente do Legislativo, Luiz Dutra (PMDB), reiterou que uma cidade limpa não é dever somente do Poder Executivo. “Depende também do cidadão que não joga o lixo no chão. Um país só é evoluído de acordo com a cultura e a educação”, afirmou.
Ronaldo Amâncio (PTB) sugeriu que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promova dentro das salas de aula a conscientização sobre a importância do tema.
O vereador e líder do Executivo na Câmara, Almir Silva (PR), frisou a importância de planejar o plantio das árvores. “Não basta chegar e dar uma muda pro cidadão sem fazer um estudo, sem saber o tipo de árvore adequado para se plantar no local desejado”, pontuou.
Jair Neto
Estagiário do Departamento de Comunicação da CMU – 09/10/2018