Vereadores aprovaram na tarde de ontem (05/12) Projeto de Lei do Executivo que concede o direito real de uso de área pública, pelo prazo de 25 (vinte e cinco) anos, para a Casa de Caridade Cabocla Jurema. Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Fernando Mendes (MDB), convidou Mãe Marta Nascimento e outros integrantes da instituição para integrar a mesa dos trabalhos para acompanhar a votação.
O vereador Almir Silva, líder do governo, falou sobre a capacidade de liderança de Marta Nascimento e agradeceu a parceria que ela possui junto à prefeita Elisa Araújo. Contudo, declarou que o presidente da CMU, Fernando Mendes, foi o grande responsável pela pavimentação do caminho para realizar o sonho da Casa de Caridade Cabocla Jurema conquistar uma área para edificar sua sede própria.
Ainda de acordo com o líder do governo, Fernando Mendes conversou com a prefeita e com os secretários, e, demonstrou a necessidade de garantir para a Casa de Caridade Cabocla Jurema, um espaço físico para construção de sua sede própria, capaz contemplar toda a estrutura necessária para a continuidade dos projetos sociais que tanto bem trazem para a coletividade.
O presidente Fernando Mendes, por sua vez, falou da importância deste projeto para a cidade de Uberaba e agradeceu o apoio da prefeita Elisa Araújo ao seu pedido. A Casa de Caridade Cabocla Jurema possui uma equipe de voluntários que acompanham famílias em situação de vulnerabilidade, atuando na distribuição de cestas básicas, marmitas, fraldas e lanches. “O que credencia vocês a estarem aqui hoje é o trabalho que vocês desenvolvem. O critério soberano foi o doar, servir, atender, é o que vocês têm feito ao longo dos anos.”
Uma posição apoiada pelo vereador Samuel Pereira (MDB), que frisou que não discute religião, defende religião, pois trata-se de uma questão de respeito. O trabalho desenvolvido pela instituição merece ser reconhecido conforme a vontade de Deus e da cidade de Uberaba.
O apoio declarado pelos 17 vereadores presentes à sessão culminou com a aprovação da proposta contemplada pelo Projeto de Lei 630/23, assegurando a cessão de direito de uso, por 25 anos, de uma área com 511,43 m², para Casa de Caridade Cabocla Jurema. Decisão que deixou emocionada Mãe Marta Nascimento e os outros integrantes da instituição que fizeram questão de agradecer aos parlamentares e à prefeita pela sensibilidade e acolhimento.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
06/12/2023