A prefeita Elisa Araújo entregou um Fiat Cronos 0 km para o Conselho Tutelar 2. A cerimônia aconteceu com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, do vereador Pastor Eloisio e dos conselheiros tutelares. O órgão atua diante de situações de ameaça ou violação de direito de crianças e adolescentes.
De acordo com o vereador, o veículo faz parte de um conjunto de equipamentos, que inclui cinco computadores, cinco celulares, smart TV 50 polegadas, impressora multifuncional, refrigerador, bebedouro e ar-condicionado portátil. Ainda de acordo com o parlamentar, os itens beneficiarão os dois conselhos tutelares, localizados no mesmo endereço, na rua Rodolfo Machado Borges, 299, bairro São Benedito.
Conforme lembrou Eloisio, Uberaba foi um dos municípios selecionados no ano passado, em chamamento público do então Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para receber os equipamentos. A liberação do kit contou com articulações do vereador Pastor Eloisio junto ao órgão ministerial, na época sob o comando de Damares Silva. O vereador Pastor Eloisio ressaltou que fez questão de ir diretamente em Brasília para protocolar o pedido no Ministério.
O carro zero quilômetro é o primeiro automóvel próprio do Conselho Tutelar 2, que até então usava um carro locado pela Prefeitura. O Fiat Cronos está pronto para uso, enquanto o restante dos materiais está em processo licitatório no Governo Federal. “Trabalhar por melhorias do nosso Conselho Tutelar e valorização dos conselheiros foi um compromisso que fiz no começo do meu mandato o qual ficou esquecidos por vários governos. Então fui até Brasília, articulei e levei o pedido de Uberaba até a Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e hoje estamos aqui entregando um carro para o Conselho e outros equipamentos que vão chegar para auxiliar no desempenho de trabalho dos conselheiros", destacou o vereador.
Presente na entrega da chave, a prefeita destacou que o Porta-Voz desta semana trouxe a publicação da Comissão Intergestora responsável por definir o território para instalação do terceiro Conselho Tutelar de Uberaba. "O nosso plano de governo prevê a criação dessa terceira unidade, que começará a funcionar em janeiro de 2023, após as eleições para conselheiros tutelares marcadas para outubro deste ano”, disse a prefeita.
Na oportunidade, a prefeita lembrou que uma Lei de autoria do Executivo, aprovada em 2022, garantiu o pagamento de plantão aos conselheiros tutelares pelo trabalho aos finais de semana, feriados e pontos facultativos. A mudança na Política Municipal da Criança e do Adolescente também assegurou o pagamento do tíquete alimentação ao conselheiro tutelar suplente, quando convocado para substituição temporária do titular.
Assessoria do vereador Pastor Eloisio
06/03/2023