O prefeito Paulo Piau esteve no Plenário da Câmara Municipal, falando sobre os mais diversos assuntos relacionados à administração municipal, principalmente saúde, educação e segurança. Acompanhavam o chefe do Executivo o secretário de Governo, Antônio Sebastião de Oliveira, o secretário de Administração, Rodrigo Vieira, e a secretária de Comunicação, Keila Cristina Riceto Carvalho.
Antes de participar da reunião o prefeito se reuniu com os vereadores no gabinete da Presidência. Já no Plenário, Piau apresentou aos vereadores um vídeo apresentado na 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, da qual ele participou recentemente na cidade de Niterói (RJ). O vídeo destaca a redução nos investimentos realizados pela União nos municípios. O evento na cidade fluminense contou com as presenças de onze pré-candidatos a presidência da República, sendo que os principais temas abordados foram saúde, educação, segurança e o pacto federativo.
Segundo o Prefeito, que defendeu a importância de reavaliar o pacto federativo, a maior parte dos recursos está concentrada na União, enquanto os municípios ficam com apenas 5% da arrecadação do País. Ele lembrou que há 14 anos 60% do gasto com a saúde pertencia a União, porcentagem que hoje passou para 43%, na educação passou de 30% para 20%, enquanto na segurança pública, o orçamento federal reduziu de 7% para 1,6% .
“Cada vez mais os estados e municípios são onerados”, afirmou o prefeito, questionando onde a União está gastando todo este dinheiro. “Aí que a gente vai vendo o monstro das instituições e dos meios de controle, que estão inchando e crescendo cada dia mais”, acrescentou.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo, o crescimento do mundo deve chegar aos 4% em 2018, enquanto o crescimento do Brasil foi de apenas 1% em 2017, estimando chegar este ano aos 2,3%, o que afeta diretamente a geração de empregos.
Piau destacou que, segundo dados nacionais, são R$ 20 bilhões para investir em todo o País, em um território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, que significa um dos menores índices de investimento do mundo. “Se não tem investimento público ou privado, não tem geração de empregos. Estamos com 14 milhões de desempregados no País”, acrescentou o prefeito.
Em seguida o prefeito discorreu sobre vários assuntos. Sobre a educação, ele contou que recentemente foi realizada uma pesquisa, a qual apontou uma avaliação positiva no Município. Na área da saúde, ele disse que existem problemas sim, mas avançou bastante, com mais equilíbrio na relação dos pacientes com as UPAs e também com o Hospital Regional.
“A voz do Legislativo é muito ouvida, de maneira diferente do Executivo, é a voz da população”, afirmou Piau, destacando a importância do papel dos vereadores. Ainda segundo o prefeito, o governo do Estado tem uma dívida de quase 50 milhões com o Município, apenas na área da saúde. Ele explicou que a cidade não pode deixar de repassar os valores para os hospitais, mas deixa de fazer investimentos que seriam muito importantes.
Sobre o Hospital Regional, o prefeito explicou que apenas quatro municípios da região aprovaram leis que autorizam a repassar R$ 1 por habitante ao HR, sendo que faltam 23 cidades para tomar a mesma providência. Devido a esta situação pode haver, inclusive, uma intervenção do Ministério Público.
Piau disse que os reflexos podem ser vistos na estrutura do próprio hospital, que ainda está na primeira fase. A segunda deve duplicar o número de leitos, concluindo o HR na terceira fase, quando houver os recursos necessários.
Segundo o prefeito, estão correndo atrás de novos investimentos para a cidade, inclusive na semana passada o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes e o presidente da Codiub, Denis Silva, estiveram em Dubai, nos Emirados Árabes, a convide do governo federal. Também estão mantendo contado com a China.
“O grau de confiança no Brasil ainda precisa melhorar muito, temos um trabalho muito grande para convencer o investidor, sobretudo o internacional”, explicou o chefe do Executivo, anunciando a possibilidade de a cidade receber um investimento grande na área de geração de energia.
Na área de esportes, o prefeito disse que a administração está procurando melhorar a infra-estrutura na cidade, lembrando que a Copa Interatléticas (CIA) foi um exemplo disso. Ele anunciou que serão inauguradas três novas quadras, com ajuda de emenda conseguida pelo deputado estadual Antônio dos Reis Gonçalves “Lerin” e contrapartida da Prefeitura.
Na questão da segurança pública, Piau agradeceu aos comandos das polícias Civil e Militar, lembrando que no ano passado a cidade teve índices de criminalidade preocupantes, que foram reduzidos com uma ação operacional efetiva.
Segundo o prefeito, pretende melhorar a estrutura da Guarda Municipal , fazendo um concurso para 120 novas contratações, preparando os integrantes com armas e fazendo um sistema de comando e controle, com a participação de outras corporações. “A segurança pública não é uma obrigação constitucional do Município, mas sim do Estado, mas a população não quer saber, quer mais segurança”, assegurou o prefeito.
Sobre educação, Piau disse que o Município está com cerca de 12 mil alunos em tempo integral, oferecendo ainda creches para crianças de 0 a 3 anos. De acordo com ele, a meta do Brasil é ter 50% de crianças nesta faixa etária na creche até 2024, enquanto Uberaba tem hoje 82% hoje, sendo que a meta é ampliar ainda mais.
Ainda conforme o chefe do Executivo, na pesquisa realizada pela administração, ficou claro que o povo não quer saber de projetos futuros, mas defende que é preciso pensar no amanhã, e no que vai gerar frutos. Ele citou como exemplos o VLI e o Intervales, que depende de grandes investimentos, além da Zona de Processamento e Exportação (ZPE). Piau lembrou, ainda, que Uberaba é a sexta cidade do Brasil na geração de start-ups, as chamadas empresas emergentes, recém-criadas, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados.
O prefeito também falou sobre o turismo, defendendo que Uberaba tem história, o que é um diferencial, com oito museus, o maior sítio de pesquisa paleontológica do País, entre outras atrações. Além disso, a cidade poderá ser um dos 130 geoparques considerados pela Unesco.
“Precisamos preparar a base, para que Uberaba seja uma cidade forte, grande e com organização”, finalizou Piau.
*As sessões são transmitidas ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Uberaba no You Tube e pela TV Digital 61.3
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
10/05/2018