Foi lido no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba documento encaminhado pelo Poder Executivo, através da secretaria Municipal de Governo, comunicando a solicitação de investigação sobre a morte de um adolescente de 13 anos ocorrida no Hospital da Criança. O documento citou a morte do menor no último dia 29 de abril, por suposta omissão de socorro, conforme relatado em ocorrência registrada pela Polícia Militar.
Como a Secretaria Municipal de Saúde foi mencionada no referido registro, a Prefeitura informou ter solicitado ao delegado da Polícia Civil, Rodolfo Rosa Domingos, chefe da 1ª Delegacia Regional, por meio de ofício, em caráter de urgência, que seja instaurado inquérito com o objetivo de apurar os fatos que resultaram na morte do menor, e se houve ou não negligência. Pedido semelhante foi encaminhado ao Ministério Público.
A Prefeitura informou, ainda, ter instaurado procedimento para apurar o atendimento feito pelo Samu. Para o presidente da CMU, Fernando Mendes, o fato de a Prefeitura não ter enviado à Câmara documento semelhante, mostra que cada vez mais o Executivo não enxerga o Legislativo como um poder. No entendimento dele a Câmara deveria ter sido pelo menos provocada neste sentido
O líder do governo na Casa, Almir Silva, fez a defesa, alegando que tal provocação não aconteceu devido ao fato de que a Prefeitura tem respeito à independência e autonomia da Casa. Segundo Fernando Mendes, na hora oportuna serão tomadas as medidas necessárias.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
03/05/2023