Foram protocolados na Câmara Municipal dois projetos de autoria do vereador Professor Wander, que versam sobre a preservação do meio ambiente e o plantio de cana-de-açúcar em Uberaba.
Uma das propostas estabelece que o plantio desse tipo de lavoura não poderá exceder a 15% do total da área do município. “Sabe-se que, hoje, o número é superior a essa porcentagem. Precisamos pensar em desenvolvimento sustentável, aonde a saúde de cada um de nós não seja afetada a longo prazo. Uma agricultura intensiva, como ocorre com o cultivo da cana-de-açúcar, provoca mudanças no meio ambiente, alterando as características do meio físico e reduzindo a biodiversidade", justificou Wander.
O vereador afirma que em Uberaba o plantio desenfreado tem trazido resultados catastróficos, “aonde a plantação de cana-de-açúcar já pode ser encontrada nos quintais da periferia, como pode-se verificar nos bairros Residencial 2000 e Anatê”.
O outro projeto do parlamentar é referente à criação de um Fundo de Desenvolvimento para a preservação ambiental, capacitação profissional, melhorias na infraestrutura de locais impactados pela atuação de usinas, dentre outras. “Esses empresários precisam firmar o compromisso de responsabilidade conosco. Não queremos criminalizar nenhuma atuação produtiva, mas também ninguém é obrigado a sofrer com impactos que podem ser devastadores", encerrou Wander.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
12/07/2024