Com o propósito de inclusão e igualdade social para deficientes, vereador Professor Wander apresentou, na sessão desta segunda-feira (05) na Câmara Municipal, projeto que versa sobre a inserção de alunos com deficiência na prática de educação física nas escolas municipais de Uberaba.
A proposta estabelece que as escolas públicas do município ministrem aulas de educação física para estudantes deficientes do ensino fundamental. Durante sua defesa, Wander explicou que o objetivo é garantir a inclusão e o desenvolvimento do estudante com deficiência, pois “acreditamos que o livre acesso e acolhimento, bem como todo o suporte para que o estudante com deficiência possa participar ativamente das aulas de educação física e ter entrosamento com os professores e amigos possam garantir o seu pleno direito de inclusão e desenvolvimento. No entanto, é preciso promover a capacitação de professores da área de educação física para aplicação de programa; garantir a adequação dos espaços físicos das escolas nos termos da legislação vigente no que tange à acessibilidade; promover o atendimento educacional no que diz respeito a educação física escolar aos alunos com deficiência; e promover uma educação inclusiva e eficiente em vários aspectos para o avanço educacional e de aprendizagem. Precisamos criar mecanismos, mesmo que gradativamente, de locais e profissionais aptos para que essa inclusão aconteça de forma progressiva. A escola inclusiva é um lugar do qual todos fazem parte, em que todos são aceitos, onde os alunos ajudam e são ajudados por seus colegas e outros membros da comunidade escolar, para que suas necessidades educacionais sejam satisfeitas”, disse o autor do projeto, que teve acostadas três emendas. Uma delas incluiu no projeto o seguinte texto: Eventuais custos que se fizerem necessários quando da implantação ou da implementação da política pública respectiva, que se efetivem de forma progressiva, conforme a viabilidade econômica e organizacional da Administração Pública. Outra proposta, apresentada pela vereadora Luciene Fachinelli, fica coibido qualquer ato de discriminação do estudante PcD (pessoa com deficiência), promovendo sua inclusão nas atividades, sem qualquer tipo de segregação entre os demais estudantes.
Wander destacou que o princípio da inclusão consiste no reconhecimento da necessidade de se caminhar rumo à escola para todos, um lugar que inclua todos os estudantes, que celebre a diferença, que apoie a aprendizagem e responda as necessidades individuais. “Para que isso seja realidade, a escola deve estar preparada para receber, respeitar e se comunicar com todos os estudantes e membros da comunidade”. encerrou.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
06/12/2022