O posicionamento foi feito pelo vereador durante a primeira reunião plenária de setembro realizada ontem (5), e teve apoio dos demais integrantes da Casa.
Por meio de ofício, Professor Wander solicita reunião junto à prefeita Elisa Araújo e Roberto Tosto, secretário municipal de Fazenda, para debater o aumento por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Segundo o vereador, o orçamento da Fundação de Esporte e Lazer – Funel, em 2023, é de R$7 milhões. “Recurso insuficiente para atender todas as demandas da autarquia. A cidade de São Gotardo-MG, quase dez vezes menor que Uberaba, recebeu esse valor para o mesmo fim. Nós temos um compromisso de juntar as comissões e já, na próxima LOA, garantir maior orçamento à Funel”, posicionou Wander.
O vereador citou que o recurso limitado está prejudicando, inclusive, apoio aos atletas paraolímpicos da Associação de Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu). “Este ano, destinamos emenda de R$90 mil para Adefu, para eles não enfrentarem mais problemas como aqueles experimentados nos últimos anos, como a falta de recursos para custear viagens para competições em outras cidades. A gente tem vídeo de atletas sendo carregados no colo, porque não temos um ônibus adaptado para atender esses atletas”, exemplificou.
Wander aponta que a demanda é séria e afirmou que o intuito é possibilitar melhora no bom trabalho já realizado pela Funel. “Queremos potencializar aquele departamento, valorizar o trabalho do Luiz Alberto Medina, presidente da Funel, porque temos certeza que o resultado chegará na ponta da população”, estima.
Samuel Pereira (MDB) e Anderson Dois Irmãos (PSD) seguiram na mesma linha e apoiaram o posicionamento feito no plenário.
Jornalista Luiz Gustavo Rezende
Departamento de Comunicação da CMU
06/09/2023