A luta contra a violência doméstica foi lembrada na sessão plenária de ontem (16) na Câmara Municipal pelo Professor Wander. O parlamentar comemorou o engajamento da Prefeitura Municipal para tornar proposta apresentada por ele, no ano passado, uma realidade na cidade a partir da próxima semana. Wander inseriu no Calendário Popular de Uberaba, através do Projeto de Lei 508/2021, a “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
“É preciso que as instituições de ensino promovam ações que abordem esse tema, tão grave e tão real na nossa sociedade. Precisamos conscientizar nossas crianças e jovens, através de palestras e informações, para que, no futuro, qualquer ação ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, fique no passado. As ações deverão ser desenvolvidas no ambiente escolar, anualmente, sempre no mês de março. Acredito que a iniciativa consiga deixar viva a necessidade de debater o assunto com nossas crianças e jovens”, disse o vereador.
Na sessão, Wander exibiu vídeo com o intuito de conscientizar as mulheres vítimas de violência a denunciarem seus agressores, e de como é importante o engajamento masculino na causa. No filme, homens apontam estatísticas dessa violência, assumem a culpa do problema, e convidam o sexo masculino a mudar comportamentos que colaboram com as estatísticas de violência contra a mulher. Entre as mensagens do vídeo está a que diz que todas as mulheres vão sofrer algum tipo de abuso pelo menos uma vez durante a vida.
Rochelle parabenizou a preocupação do colega para com as mulheres, e falou da necessidade de os homens aliarem-se a essa luta feminina. “Às vezes, é difícil nossas vozes sozinhas serem ecoadas. Precisamos que homens, como o senhor [Wander] e tantos outros colegas aqui da Casa, apoiem iniciativas como essa, que nos ajudem, reforcem e, sobretudo, falem com outros homens sobre esse assunto. Só assim conseguiremos mudar, no futuro, esse cenário.”
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a SEDS pelo canal “Portas Abertas”, abrirá a agenda com duas lives agendadas para os dias 23 e 24 de março. No dia 23, às 18h30, acontece Roda de Conversa sobre as Políticas Públicas sobre a temática, com a vereadora Rochelle Bazaga, que também é representante da Comissão de Políticas Afirmativas, Étnicas e de Gênero; com a participação do vereador Wander Araújo; e também do CIM – Centro Integrado da Mulher. Dia 24, haverá participações de Adriana Barros; professoras Maria Inês e Maria Afonsina; OAB Mulher; Hospital das Clínicas - UFTM; Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica – PPVD; e IMAD – Instituto Municipal Antidrogas, que apresentará os trabalhos realizados na temática. De 28 a 31 de março acontecerão as atividades no ambiente escolar.
Professor Wander foi elogiado por muitos colegas, inclusive pela vereadora Denise Max que sempre relata os fatos de violência vividos por ela, enquanto casada, quando o assunto é abordado no plenário.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
17/03/2022