O vereador Professor Wander (Podemos) abraçou de vez a ideia de lutar pela gratuidade do transporte coletivo a todos os estudantes de Uberaba. A iniciativa acontece desde o ano passado, quando o parlamentar apresentou o Projeto de Lei 224, que esbarrou na inconstitucionalidade por se tratar de matéria onerosa aos cofres do Município.
No entanto, em reunião com membros do Executivo, Wander garante que o projeto já se encontra em estudo para a aplicação. "Cabe à Prefeitura encontrar a solução para subsidiar os gastos. Pode-se haver a criação de parcerias com o setor privado e o remanejamento do orçamento para o próximo ano. As empresas responsáveis pelo transporte visam o lucro e não se importam com as necessidades da população. Elas não irão abrir as portas dos veículos para que os estudantes entrem porque precisam economizar. Desde que não haja a retirada de valores da Saúde, Educação ou aumento de qualquer imposto, conseguiremos atender dezenas de milhares de estudantes", afirma.
O vereador ainda enfatiza a importância de se criar um movimento em torno da ideia.
"Os estudantes, em especial os jovens, sabem da relevância desse impacto em suas próprias vidas. Possuem a ciência do que poderia ser feito com esse dinheiro economizado no transporte. São eles que, agora, precisam se movimentar ao nosso lado e pressionar de maneira saudável o Poder Executivo para que essa seja uma realidade até o início do próximo ano. Já fomos a campo convocar a garotada. Eles não têm ideia da força que possuem".
Assessoria do Vereador
Uberaba 24/08/2023