Projeto de Afrânio é aprovado por unanimidade
Com o objetivo de estimular o patriotismo, o vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP), apresentou esta tarde (03), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 104/11, que Institui a execução do Hino Nacional Brasileiro, com caráter obrigatório, antes do início das partidas do futebol de campo profissional, no município de Uberaba.
Segundo o vereador, é comum, durante as transmissões de futebol no Rio de Janeiro e São Paulo, a população acompanhar a execução do Hino antes das partidas. Para ele, esta ação estimula o civismo e deve ser seguida, por isso, propôs que o mesmo aconteça no estádio Uberabão, antes do início dos jogos. Afrânio lembra que os Símbolos Nacionais são representações visuais, verbais ou icônicas de um povo e de seus valores, costumes e história, pertencendo ao povo e a nação devendo ser valorizadas. Temos que promover ações de patriotismo, visto que o cidadão brasileiro fica muito tempo afastado desses símbolos. Durante a Copa do Mundo, Olimpíadas, por exemplo, podemos observar a execução do Hino, mas estes são eventos sazonais. Acredito que este projeto venha estimular o espírito cívico, despertar o sentimento de amor a Pátria e sensibilizar os munícipes para a importância de seu papel como cidadão, explicou.
O projeto foi aprovado por unanimidade e elogiado pelos vereadores. Aproveitando o tema, o vereador Almir Silva (PR) protocolou requerimento, solicitando o cumprimento de Lei de autoria do ex-vereador e atual deputado estadual, Antônio Lerin (PSB), que tornou obrigatória a execução do Hino Nacional, no início da semana, nas escolas da rede pública da cidade. Infelizmente, lembrou Almir, a Lei não está sendo cumprida e a situação tem que ser revista pela Secretaria Municipal de Educação. O vereador Tony Carlos (PMDB), autor da Lei que tornou obrigatória a imagem da bandeira nacional nos uniformes dos alunos da rede pública, também apoiou o projeto de Afrânio e fez coro para cobrança do cumprimento da Lei de Lerin, citado por Almir Silva.