Projeto de Caio Godoi institui a Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Nanismo

27/02/2024 11:25

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) apreciou e aprovou, na sessão de ontem (26/2), o Projeto de Lei (PL) n. 01/2024, de autoria do vereador Caio Godoi (Solidariedade), para instituir no Calendário Popular de Uberaba a “Semana Bernardo Sotelo de Luta pelos Direitos da Pessoa com Nanismo”, a ser comemorada na semana de 25 de outubro (Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo).

O vereador Caio Godoi, em sua justificativa, registrou que a proposta legislativa tinha como finalidade identificar e combater as barreiras enfrentadas pelas pessoas com nanismo em seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações, na informação, barreiras atitudinais ou mesmo as barreiras tecnológicas, que dificultam ou impedem o acesso deste grupo de cidadãos.

O Projeto de Lei do vereador Caio Godoi também prestou homenagem a Bernardo Sotelo Teodoro Alves, que faleceu em novembro de 2022, aos dois anos e quatro meses, vítima de uma das comorbidades provocadas pelo nanismo. A mãe do jovem, Daniela Teodoro, foi convidada para a mesa junto com a Luiza, irmã do Bernardo.

Ao se dirigir aos vereadores e à população presente no Plenário da CMU, Daniela falou sobre o trabalho do Instituto Nacional de Nanismo e da luta travada contra o preconceito e a discriminação. Chamou a atenção dos presentes para as dificuldades enfrentadas por aqueles que convivem com o nanismo, não apenas no que se refere ao cuidado com a saúde física e mental, mas também em relação aos males impostos pelo bullying e a dificuldade de acessibilidade, entre outros aspectos.

Os vereadores Samuel Pereira, Professor Wander, Rochelle Gutierrez, Cabo Diego Fabiano, Almir Silva e Lu Fachinelli destacaram a importância da iniciativa de Caio Godoi e a proposta foi aprovada com o voto de todos os dezessete parlamentares presentes à sessão.

Jorn. François Ramos

Dep. Comunicação da CMU